O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) recebeu a confirmação da liberação de um recurso no valor de R$ 355.855,34 da Consulta Popular 2019/2020, relativo ao projeto ‘Qualificação e Desenvolvimento do Turismo do Vale do Rio Pardo’.
A entidade gestora do projeto é o Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CI/Jacuí), que ficou responsável pela elaboração do plano de trabalho, encaminhamento da documentação dos Municípios e, agora, pela divulgação do edital para empresas ou entidades que tiverem interesse em se habilitar para realizar a iniciativa.
Segundo o secretário-executivo do CI/Jacuí, Altemar Rech, nos próximos dias será publicado uma ordem de serviço, para determinar a abertura do processo de seleção de empresa encarregada de executar o projeto, que beneficiará 12 municípios vinculados ao CI/Jacuí e ao Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Os produtos correspondentes a esse projeto são: ‘Caminhadas da Natureza’ e ‘Turismo nas Escolas Públicas’, que deverão ser aplicados em cidades da região no prazo de 12 meses.
A atividade denominada de ‘Caminhadas na Natureza’ contempla, além da atividade da caminhada, a contratação de horas técnicas para a equipe que vai executar o projeto, a aquisição de materiais, como gazebos para os agricultores familiares venderem produtos e placas de sinalização, associado à busca de patrocínio para fornecimento de camisetas personalizadas e garrafas de água, por exemplo.
A intenção é realizar, pelo menos, uma caminhada em cada cidade contemplada e a atividade poderá ser concentrada com outras ações já existentes no município. A expectativa é que o projeto movimente outros circuitos importantes, como o de hotelaria, gastronomia e agricultura familiar. Os municípios contemplados são: Venâncio Aires, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Ibarama, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul, Arroio do Tigre, Tunas, Vale Verde, Passo do Sobrado, Estrela Velha e Santa Cruz do Sul.
Turismo nas escolas
O outro produto, denominado ‘Turismo nas Escolas Públicas’ envolverá palestras nas instituições de ensino, que serão realizadas pela empresa ou entidade que vencer a licitação. Em assembleia do Corede/VRP, realizada em dezembro de 2019, já havia ficado definido que caberá a cada Prefeitura a decisão de quais escolas, tanto da rede municipal quanto estadual, receberão os encontros, conforme o número de horas técnicas disponibilizadas por município.
A aquisição dos gazebos será de responsabilidade de cada consórcio ou será feito um termo de comodato com os Municípios e eles poderão usá-los para outras atividades também, como feiras municipais, levando em conta que trata-se de recursos públicos. Para o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, o projeto do turismo é uma oportunidade de aproximar as diferentes cadeias, neste caso, a do turismo com a da agricultura familiar.
“Essa proposta converge com a produção de alimentos, sua industrialização, com o turismo contemplativo, numa integração homem/natureza”, menciona. Petry ainda destaca que o projeto dialoga com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional, que sempre buscou estimular a diversificação de alimentos, além de considerar uma excelente iniciativa para atração de turistas, fomentando toda a cadeia turística do município e do entorno.
O presidente também faz um reconhecimento especial ao secretário-executivo do CI/Jacuí, Altemar Rech, que muito se empenhou para cumprir todas as exigências e liderar o processo, entre outros colaboradores, pois tratava-se de um recurso da Consulta Popular represado.