O venâncio-airense Gustavo Bernardo Müller, 15 anos, esteve entre os mais de mil estudantes brasileiros que receberam a premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), no dia 5 de junho. O evento realizado no Hotel Costão do Santinho, em Florianópolis, Santa Catarina, reuniu os medalhistas das edições de 2021 e 2022.
Aluno da Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas, Gustavo retornou com duas medalhas de ouro. “Foi uma experiência muito boa e gratificante. Conheci muitos outros estudantes e troquei experiência sobre outras olimpíadas”, destaca.
De acordo com ele, o interesse pelos números vem desde a infância. “Sempre gostei de matemática, é a disciplina que tenho mais facilidade, mas também gosto de outras, como história e ciências”, comenta Gustavo.
Ele realizou a Olimpíada Brasileira de Matemática pela primeira vez em 2021, quando estava no 7º ano do Ensino Fundamental. A expectativa era um bronze, mas, já primeira participação obteve o ouro, resultado repetido em 2022. Na edição de 2023, Gustavo já se classificou para a segunda fase, que ocorrerá em outubro. “Estudo fazendo as provas de anos anteriores”, explica.
Como premiação do desempenho na olimpíada, o estudante participa do Programa de Iniciação Científica (PIC), por meio do qual integra grupos de estudos de matemática, com aulas aos sábados, e recebe uma bolsa mensal de R$ 300.
Filho de Clério e Sílvia Müller e irmão de Eduarda, Gustavo ressalta a importância do apoio da família. A irmã, aliás, foi quem apresentou a Obmep a ele, anos atrás, e quem prestigiou a entrega das medalhas, em Florianópolis. “Minha família sempre me incentivou muito. Estou muito feliz com o resultado e fui muito bem recebido pelos professores, por toda a escola”, afirma.
Orgulho
Para a vice-diretora da Escola Monte das Tabocas, Cristine Glier, é um orgulho para a instituição ter um estudante medalhista de ouro na Obmep, a exemplo do que já ocorreu há alguns anos, com o ex-aluno Davi Giuliani Fin, que conquistou medalhas de bronze, ouro e prata na competição. “É gratificante ver que os alunos gostam de matemática. Esse resultado é muito comemorado por nós, pois é um reconhecimento do esforço dos alunos e dos professores”, salienta. Gustavo tem como professora de Matemática Fabiane Markmann