A noite de quarta-feira, 14, foi especial para os estudantes do curso Técnico Subsequente em Eletromecânica do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires. Isso porque foi o momento de apresentação dos trabalhos finais do curso, que tem dois anos de duração.
Um desses trabalhos foi a cadeira de rodas motorizada, do grupo composto pelos estudantes Alexsandro Bobroski, Alex Maciel Schwendler, Cassiano Luis da Rosa e Francisco José Weber. O professor coordenador do curso é Imar de Souza Soares Junior.
Alexsandro afirma que para a elaboração do trabalho foi preciso contar com a parceria do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão, que cedeu a cadeira de rodas para o grupo, além de contribuir nos custos de compra de materiais necessários. Além disso, a empresa IMG Engenharia também auxiliou cedendo maquinários para a criação das peças e financeiramente.
O aluno explica que o projeto consistiu na adaptação da cadeira de rodas convencional em um modelo motorizado. O deslocamento é feito por dois motores individuais alimentados por duas baterias e o funcionamento se dá por conta de um código criado e colocado em uma placa de Arduíno, comandado por um joystick.
“Os maiores desafios do nosso grupo foram a criação desse código e o desenvolvimento da parte elétrica, junto com o sistema de comando, fazendo todo sistema se comunicar”, explica Alexsandro. Além disso, ele salienta que o sistema de tração das rodas teve que ser adaptado, com a criação de novas peças.
A cadeira de rodas e um carregador para as baterias serão repassados ao Rotary Chimarrão para que seja destinado a uma pessoa que necessite do equipamento. A entrega será na posse da nova gestão do clube, no dia 7 de julho, às 20h, no Clube de Leituras. A formatura dos 18 estudantes será no dia 30 de junho, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.
“É uma forma de retribuir à comunidade, instituição e professores que acreditaram na gente por todo o conhecimento adquirido.”
ALEXSANDRO BOBROSKI
Aluno do curso Técnico Subsequente em Eletromecânica