Estudantes desenvolvem projeto sobre o trajeto da água até a casa dos consumidores

-

É na sala de aula que começam os aprendizados e ensinamentos para que bons seres humanos sejam formados. O diálogo sobre o meio ambiente e o cuidado com o planeta são assuntos fundamentais, e é isso que as turmas do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emefs) Dois Irmãos estão fazendo: aprendendo sobre a água e as nascentes com o projeto ‘De onde vem a água que sai da nossa torneira?’

Os alunos da turma da manhã explicaram que a ideia do projeto surgiu através da música ‘Planetinha água’, e a pegunta que está no título do projeto foi a que fizeram uns aos outros. Assim surgiram diversas hipóteses que foram registradas no livro-relatório feito por cada estudante.

A professora Grasielle Hoffmann Vogt ressalta que, após os questionamentos e as hipóteses levantadas sobre a origem da água, foram feitas diversas atividades, experimentos e visitações para que os estudantes chegassem, em conjunto, às respostas. Eles verificaram, por exemplo como ocorre a formação das nuvens e da chuva, aprenderam sobre o ciclo da água e cada aluno fez o próprio filtro de água.

A tecnologia também foi uma aliada. Os alunos usaram os chromebooks da escola para fazer pesquisas sobre o arroio Castelhano no site Venâncio na História, desenvolvido pela Folha do Mate. Além disso, também pesquisaram sobre a existência de água salgada e água doce no planeta e maneiras de não desperdiçar água, como tomar o banho rápido, reaproveitar a água da chuva e manter a torneira fechada.

A professora Grasielle explica que o projeto teve duração de um mês e meio e foi apresentado na mostra interna de trabalhos da escola. Segundo os alunos, o objetivo principal foi alcançado, que era saber de onde vem a água que sai da toneira. O projeto foi desenvolvido entre as duas turmas do 3º ano, sendo a turma A com 22 alunos no turno da manhã e a turma B com 18 alunos no turno da tarde.

Visitação

Além dos trabalhos em sala de aula, foram feitas visitas técnicas. Na Estação de Tratamento de Água (ETA), as crianças aprenderam sobre a coleta da água, como ela chega até a central, os tratamentos que recebe e a forma que sai, já tratada, para chegar até as casas. De volta na escola, em grupos, os alunos fizeram maquetes da ETA para explicação dos processos que a água passa. No local de captação da água, no acesso Grão-Pará, quem compartilhou conhecimentos com a turma foi o Pedro Führ.

Na visita à ETA, os estudantes compreenderam os processos de tratamento da água. (Foto: Divulgação/Escola Dois Irmãos)

Uma das visitas marcantes para a turma foi na localidade de Centro Linha Brasil, na propriedade de Marlene e Cláudio Fengler, onde puderam ver uma nascente recuperada após o trabalho do Comitê das Nascentes de Venâncio Aires. Na ocasião, contaram com explicações do secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, e também do chefe local da Emater/RS-Ascar Vicente Fin. Lá aprenderam sobre os processos que a nascente passa para ser recuperada.

Foto: Divulgação/Escola Dois Irmãos

“Assuntos sobre o meio ambiente e a água sempre chamam muito a atenção dos alunos. São temas que despertam a curiosidade, eles vão ligando um aprendizado ao outro, considerando a realidade de cada um e juntos chegam nas respostas.”
GRASIELLE HOFFMANN VOGT
Professora das turmas de 3º ano da Escola Dois Irmãos



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido