O ex-prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), deve ser anunciado como subsecretário estadual de Obras Públicas, pelo governador Eduardo Leite (PSDB), nos próximos dias. Wickert é um dos seis indicados pela executiva estadual do partido para ocupar cargos adjuntos em pastas ou comando de autarquias e fundações no Governo do Estado. Os nomes foram tornados públicos logo após reunião virtual da cúpula do PSB, na noite de segunda-feira, 23, e, um dia depois, o presidente socialista, Mário Bruck, encaminhou as colocações ao participar de agenda no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Ele deve ficar responsável pela coordenação dos departamentos de Barragens e de Obras Públicas, exceto às relacionadas à Educação, que serão prioridade no segundo mandato de Leite e ganharão comando específico. Além de Wickert, o PSB deve emplacar o ex-secretário de Obras e Habitação, José Stédile – primeiro suplente do partido na Assembleia Legislativa -, na presidência da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase). Sanny Figueiredo, que disputou vaga ao Senado, é cotada para o cargo de diretora de Igualdade Racial da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Dalciso Oliveira, deputado estadual em fim de mandato e que não conseguiu uma vaga na Câmara Federal, em Brasília, deve exercer função de articulador do Governo do Estado junto a empresários, espaço que ainda será criado pela Casa Civil. Já Vicente Bogo, ex-vice-governador do Estado e que concorreu ao Piratini em 2022, está sendo direcionado para a diretoria da Banrisul Armazéns Gerais (Bagergs), responsável por administrar locações para armazenamento de mercadorias. Por fim, deve ser anunciado até o fim de semana um posto de secretário adjunto para Rogério Salazar, também ex-secretário de Obras e Habitação.