Exames: aliados para o monitoramento da saúde e diagnóstico precoce de doenças

-

Além dos hábitos que ajudam a prevenir doenças, a realização de exames laboratoriais de forma periódica é uma estratégia importante no cuidado com a saúde, independentemente da idade. “Com o acompanhamento médico e a realização periódica de exames, além de monitorar as doenças, também é possível descobrir patologias silenciosas”, explica a biomédica Juliane Sarmento dos Santos, responsável técnica do Grupo Venâncio Laboratórios.

Um estudo da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), em 2019, revelou que 72% dos pacientes crônicos só descobriram a doença após o aparecimento de sintomas. “Muitas não apresentam sintomas de forma precoce, mas o quanto antes forem detectadas, melhor. É o caso da diabetes e das hepatites, por exemplo, que podem passar despercebidas por um bom tempo”, comenta Juliane.

Entre os exames de sangue mais comuns, que geralmente integram um check-up, estão o hemograma, por meio do qual é possível identificar infecções e anemia; os de glicose, triglicerídeos, colesterol e hormônio tireoestimulante (TSH), além dos exames que avaliam a função hepática, como TGP, TGO e Gama GT. Análises de creatinina e ureia, realizadas por meio de amostras de sangue ou urina, permitem a avaliação da função renal.

“Além deles, há diversos exames que avaliam a deficiência de vitaminas no organismo, como as dosagens das vitaminas D e B12. Em geral, com o passar do tempo, a absorção das vitaminas reduz e é necessária a suplementação”, explica a biomédica.

Tecnologia e estrutura

Sócia-proprietária do Grupo Venâncio Laboratórios, Juliane Sarmento dos Santos destaca a tecnologia utilizada para as análises laboratoriais, como o uso de química seca e quimioluminescência.

Recentemente, a empresa também passou a contar com um equipamento de hemocultura automatizada, pioneiro na região. O principal diferencial é o diagnóstico mais rápido do que as análises manuais, na identificação de microrganismos como bactérias, contribuindo para reduzir o tempo de hospitalização de um paciente. “Enquanto nas análises convencionais, os resultados demoram pelo menos quatro dias, com a hemocultura automatizada há possibilidade de obter o laudo em um dia e as previsões já começam em duas horas.”

Desde fevereiro, a área técnica do Grupo Venâncio Laboratórios – processamento dos exames – se transferiu para um novo espaço, no terceiro andar do prédio da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir. Antes disso, as análises eram realizadas em uma sala junto ao hospital, com acesso pela rampa na lateral (ao lado do banco de sangue).

Nos próximos dias, o espaço reformulado será utilizado como mais um posto de coleta para exames do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, há atendimento no prédio da Unimed e em uma sala ao lado do edifício, na rua Jacob Becker, 1363.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido