Há dois anos, a Avenida das Indústrias, no Distrito Industrial, é endereço da Marcettec. A empresa de móveis sob medida iniciou as atividades há cerca de cinco anos, a partir da iniciativa de três jovens que eram colegas de trabalho em outra empresa. Inicialmente, a marcenaria funcionava em Linha Seival. Com a intenção de alçar voos maiores, em um espaço mais amplo e com uma localização estratégica, o empreendimento se transferiu para o bairro Industrial.
No local, são produzidos móveis residenciais e comerciais, com destaque para peças curvas e uso de ferragens diferentes. “Quanto mais difícil, mais gostamos de fazer”, define o sócio-proprietário Guilherme dos Santos Visotto, 28 anos.

Por meio da parceria com arquitetos, a empresa atende clientes em todo o Rio Grande do Sul. Entre os planos estão expandir a atuação para Santa Catarina, além de iniciar a venda de móveis soltos pela internet. Atualmente, seis pessoas integram a equipe, unindo amigos e familiares. “Diferente da maioria dos marceneiros, no nosso caso não é uma tradição de família, algo passado por gerações, mas uma história que surgiu entre amigos. Começamos a trabalhar cedo, hoje temos nossa própria empresa e também queremos motivar outros jovens com a nossa história”, comenta Guilherme. “Acreditamos que é muito importante compartilhar conhecimento e se unir. O que mais gostamos é de conversar com outros marceneiros”, destaca o também sócio-proprietário Jacson Alex da Silva, 28 anos.
Sucesso no Instagram
Por meio do Instagram @marcettec, eles compartilham dicas, mostram o dia a dia e a realidade da marcenaria, com bom humor. O perfil tem mais de 82 mil seguidores e vídeos que superaram um milhão de visualizações.

O sucesso nas redes sociais faz com que os marceneiros de Venâncio sejam conhecidos por todo o país. Exemplo disso foi que durante a participação na ForMóbile – a maior feira do setor moveleiro da América Latina, em São Paulo, no ano passado, eles foram reconhecidos e convidados a falar sobre a experiência. “Sabíamos que éramos conhecidos, mas não a esse ponto. Algumas pessoas até mesmo vieram tirar fotos com a gente”, comenta Jacson. Com os resultados positivos na internet, a ideia dos empreendedores é dar início a cursos on-line de marcenaria.