O salão de eventos de Linha Marechal Floriano, no interior de Venâncio Aires, recebeu um grande público na noite da sexta-feira, 4. A comunidade se reuniu para conferir o resultado do documentário que conta a história de algo único no Brasil: o Carnaval Infantil do Interior. No município, são 40 anos de história, e a tradição marca gerações. Os mais velhos estavam ansiosos para voltar no tempo e reviver a infância, enquanto as crianças prestaram atenção em todos os detalhes para conhecer a história.
O filme documental, que contou com entrevistas entrelaçadas com imagens de diferentes edições do evento, teve direção de Sérgio Rosa, direção de fotografia de Filipi Back, como cinegrafista Maicon Back e assessoria de Jaque Santos. Foram entrevistadas pessoas importantes para a constituição e realização do evento ao longo dos anos. As entrevistas mostram narrativas de meninas que fizeram parte das cortes, ex-presidentes e familiares. “Terminamos e entregamos mais um trabalho. Este é especial e tem duração de 1h30min”, conta Rosa.
A exibição do documentário também mostra fatos importantes que marcaram a história do concurso de escolha da rainha e das princesas do Carnaval Infantil do Interior, realizado anualmente desde 1984, além de resgatar a trajetória da Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva). “Antigamente, as crianças do interior tinham como única diversão as festas de Carnaval Infantil. Iam na caçamba de caminhões, de carona em caminhonetes, de bicicleta e até a pé. Agora, basta relembrar esses momentos e trabalhar para que o evento cresça a cada ano”, relatou Jairo Bencke na noite de lançamento.
Bencke também ressalta que mesmo com a noite gelada na sexta-feira, muitas pessoas se fizeram presentes. “Todos que estavam lá assistiram do início até o final. Estavam em silêncio durante todo o documentário e mostraram que realmente estavam concentrados”, pontua. Ele também avalia que a apresentação foi significativa, pois no mesmo lugar, em janeiro deste ano, foi realizado uma das maiores festas que teve a temática dos 40 anos de concurso.
Blocos participantes
Continuam a história do Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires os seguintes blocos: Os Noventinhas, de Linha Marechal Floriano; Os Imigrantes, de Centro Linha Brasil; Trem da Alegria, de Linha Isabel; Os Travessinhos, de Linha Travessa; Turma da Folia, de Linha Cecília; Os Malandrinhos, de Linha Andréas; Os Fofinhos, de Vila Deodoro; e Turma do Barulhinho, de Linha Brasil.
Confira o documentário pelo Youtube (Clique aqui)