Quem passear pela Praça Coronel Thomaz Pereira, a Praça da Matriz, neste domingo, 24, poderá acompanhar uma exposição mais que especial. A partir das 15h, o fotógrafo, professor e mestre em Comunicação, Emerson Machado, apresentará a Monóculos Digit@is e o Guarda-sol de Ideias. O projeto, que é desenvolvido desde 2017, resgata os antigos monóculos comercializados por fotógrafos ambulantes que fotografavam as pessoas e entregavam a foto nestes equipamentos.

Segundo Machado, além do resgate histórico, também busca uma conexão com o mundo digital, já que as imagens são todas do Instagram. O fotógrafo, pelo perfil @professor_emersonmarchado, apresenta um espaço conceitual, em que todas as imagens são captadas somente por celulares, principalmente com questões do cotidiano, viagens e trabalhos.
A exposição já passou por Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Lajeado, e chega em Venâncio Aires através do edital para fomento à execução de ações culturais com recursos de Lei Paulo Gustavo – no valor de R$ 10 mil. Após a abertura neste domingo, a mostra circulará pelo município e 10 escolas receberão a exposição e palestra com o autor. Além disso, o fotógrafo oferecerá para a comunidade um curso gratuito de Fotografia para Celular. Ainda será disponibilizado um QR Code para que pessoas com deficiência visual possam acessar a exposição.
Objetivos do Monóculos Digitais

Ele explica que a ideia dos monóculos surgiu por uma característica da sua fotografia, que é misturas as mídias, além da foto, com o vídeo e o áudio. “Em São Leopoldo, fizeram uma provocação para eu participar de uma exposição, e ai surgiu essa ideia”, acrescenta.
Emerson Machado explica que as fotografias não tem uma temática, mas sim tem o objetivo de registrar momentos. No domingo, as imagens estarão suspensas através de um guarda-sol e cada foto tem um nome. “A ideia é fazer um fechamento dessa exposição [que ocorre desde 2017], pois em breve vou apresentar novos projetos”, acrescenta.
Conheça
• Emerson Machado é mestre em Comunicação – Processos Midiáticos, jornalista e fotógrafo, formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Também é formado em Fotografia Instrumental, pela mesma universidade.
• Trabalha na comunicação desde 2000, com experiências como produtor de bandas, eventos, marketing promocional e, também, em assessorias de comunicação de gravadoras. Começou a fotografar em 2005 no curso de Jornalismo.
• Paralelo às atividades acadêmicas, desenvolveu trabalhos dentro universidade, com bandas de rock e eventos sociais.
• Além disso, atuou como fotojornalista do Diário de Canoas, do Grupo Sinos, depois da conclusão do mestrado, foi professor (2016/2020) na extinta Escola de Comunicação e Design da Fadergs. Atualmente, além dos trabalhos comerciais na produtora Tangerineh, assessoria de imprensa e comunicação digital, desenvolve projetos autorais em fotografia e no audiovisual.
Atualmente, o perfil no Instagram de Emerson tem mais de 700 imagens e conta com quase 2 mil seguidores.