A exposição itinerante ‘Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais’ ocorre na Praça Coronel Thomaz Pereira, a Praça da Matriz, em Venâncio Aires, até sábado, 26. A mostra, que combina instalações interativas e experiências em realidade virtual, é promovida pelo Ministério da Cultura e pela Corsan.
Até sexta-feira, 25, a programação será voltada exclusivamente para escolas previamente agendadas junto à Secretaria de Educação de Venâncio Aires. Já no sábado, 26, a exposição estará aberta ao público em geral, das 14h às 18h, com entrada gratuita. Às 18h, inicia a Mostra Cine ao Ar Livre, com exibição de filmes voltados à temática ambiental.
Na tarde de ontem, alunos de escolas municipais de Venâncio Aires visitaram a exposição. Foi o caso dos estudantes do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos, que conheceram as estações de amostras, participaram de atividades como jogos de retirada de peças e assistiram a um vídeo interativo com óculos de realidade virtual. O conteúdo destacava a importância da água, especialmente para comunidades que vivem próximas aos rios, como indígenas e quilombolas.
Eles também passaram pela estação do caminhão, onde o monitor Leandro Conceição da Silva explicou, por meio de um mapa-múndi, a disponibilidade de água no planeta. Os alunos foram acompanhados pela professora de Ciências, Caroline Aguirre, que avaliou o passeio como uma oportunidade importante de aprendizado. Segundo ela, os estudantes tiveram acesso a atividades manuais e visuais, além de exercitarem a escuta durante as explicações e nas trocas de conversas com os monitores.
* Com informações Assessoria de Imprensa Corsan