Ainda em fase de formatação, a exposição que vai contar a história do Clube de Leituras será montada nesta semana, no salão principal da entidade. Chamada de ‘Clube de Leituras: a história da cultura que precede Venâncio’, a mostra foi pensada como contrapartida pelo convênio assinado com a Prefeitura de Venâncio Aires (termo de fomento 2017/2023) e que permitiu o repasse de R$ 80 mil para instalação do elevador no prédio do Clube.
A exposição é organizada por Voní Eidt, que é responsável pelo setor cultural do Clube, e que, com demais integrantes da diretoria e colaboradores, trabalhou em pesquisas, entrevistas e busca de objetos durante mais de um ano. Entre os itens que vão compor a exposição, está um piano. Voní conta que, conforme informações obtidas com o ex-deputado venâncio-airense Luiz Fernando Staub, o Ratinho, 78 anos, o instrumento musical já está no Clube há cerca de 70 anos. Ratinho sempre frequentou o local e, inclusive, tocou esse piano muitas vezes.
A ideia de Voní é, sobre o instrumento, expor fotos de artistas de renome nacional que já se apresentaram no local, como Cauby Peixoto (1991), Agnaldo Rayol (1993), Moacyr Franco (1989) e Luiz Ayrão (1990), além de Ieda Vargas, eleita Miss Universo em 1963, e que esteve no Leituras para um baile há mais de 50 anos. “O Clube, que tem a questão cultural como algo muito forte, também sempre teve na música uma das manifestações artísticas mais coletivas”, comentou Voní.
A exposição, que marca os 136 anos de fundação do Leituras (comemorada no último dia 30 de abril), ficará no segundo andar, no salão principal. Ela poderá ser conferida entre os dias 6 e 11 de maio, das 14h às 21h.