Pela segunda vez no ano, alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Poncho Verde visitaram a redação da Folha do Mate e o estúdio da Terra FM, em Venâncio Aires. Na primeira vez, em março, para conhecer um pouco mais do processo de produção de notícias, edição, montagem e publicação de notícias. Na sexta-feira passada, 18, o grupo retornou para distribuir exemplares do Poncho News, um jornal de oito páginas, no formato A4, com matérias, entrevista, artigo e entretenimento feito pela turma.
A ideia dos estudantes é publicar uma segunda edição até o fim do ano. O trabalho faz parte da disciplina de Linguagem na Construção de Projetos (LGEM), que integra a área de conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias (LGG) da nova Política Nacional do Ensino Médico. Abrange planejamento, execução e divulgação de informações. Também aborda a importância da comunicação e desenvolve habilidades como liderança e organização.
Amanda Caroline de Menezes, de 17 anos, diz gostar e ter facilidade de escrever desde a infância. Durante a execução do projeto, passou a considerar a possibilidade de cursar Jornalismo. Mas, não descarta ingressar na faculdade de História ou seguir estudos de graduação na área ambiental, uma de suas paixões e preocupações também. “O meio ambiente precisa de um cuidado bem especial.”
A professora de Geografia, Carina Rejane Simon, coordena o projeto. Ela explica que, após a primeira visita à redação da Folha do Mate, a turma iniciou a etapa de levantamento dados, entrevistas, produção de matérias e seleção dos conteúdos. O uso de aparelhos eletrônicos e a Festa do Colono Imigrante, por exemplo, são destaques desta primeira edição do Poncho News.
Todos os estudantes e professores da escola receberam um exemplar do jornal. Conforme o diretor Paulo Ricardo Heinen, o estabelecimento de ensino abriga cerca de 380 alunos. Para imprimir 500 exemplares, a turma contou com apoio da Cooperativa Sicredi, que veiculou anúncio na capa. Também é uma forma de mostrar a relação da publicidade e da propaganda que, a exemplo do jornalismo, é parte importante da área de comunicação social.
Carina elogia o grupo. “É uma turma destaque, de leitores”, diz, mostrando a importância da leitura na profissão de comunicador. Revela que, quando sugeriu o projeto, todos aprovaram. “Ficaram fascinados com a ideia.” A primeira visita à Folha do Mate, explica a professora, serviu de estímulo e de embasamento para o desenvolvimento do impresso. A turma, então, estabeleceu quem ficaria responsável pelas entrevistas e redação, fotos e diagramação. Durante a disciplina, a sala de aula se transformava em “redação”.
Envolvidos no projeto
- Idealização e coordenação: professora Carina Rejane Simon
- Redação: Alana Hendges, Amanda Menezes e Emily Flores
- Edição e diagramação: Guilherme Petry, João Fischer, Josias Weiss e Maria Ribeiro
- Revisão: professora Daiana Knecht e Daniela Krohn
- Reportagem: Marina Griesang, Sophia da Rosa e Yasmin Richter
- Fotografia: Nadyne Silva e Lavínia Richter