Yegor Jungblut, no fim de 2022, quando ainda mantinha a banca Big Bem (Foto: Débora Kist/Arquivo Folha do Mate)
Yegor Jungblut, no fim de 2022, quando ainda mantinha a banca Big Bem (Foto: Débora Kist/Arquivo Folha do Mate)

Venâncio-airense, conhecido por ter mantido a banca Big Bem por quase 50 anos, enfrenta problemas de saúde

Nome conhecido em Venâncio Aires, Yegor Luiz Jungblut, 67 anos, passa por um momento delicado com a saúde. Através de uma publicação no Instagram, a filha dele, Helena, compartilhou o caso do pai. Conforme Helena, no dia 6 de abril, Yegor sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Já vivia há alguns anos com Parkinson e agora está hospitalizado, em tratamento pelo SUS. Está sendo um desafio e ele tem sido bastante forte. Ainda não teve alta, mas quando isso acontecer, vai precisar continuar o tratamento em casa, com apoio de cuidadores, fisioterapia e fonoaudióloga. São despesas altas que já começam desde agora”, diz a publicação.

Yegor Jungblut na porta da banca onde começou a trabalhar em 1974 (Foto: Débora Kist/Arquivo Folha do Mate)

Como ajudar Yegor Jungblut

Para isso, foi criada uma vaquinha para ajudar com as despesas, por meio do link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-o-tratamento-do-yegor. Ainda conforme a família, o valor arrecadado ajudará a cobrir o início do tratamento domiciliar.

Nas redes sociais, a campanha também já mobilizou muita gente. Yegor, Igor, Guinho ou Senhor Big Bem, é uma das figuras mais conhecidas da Capital do Chimarrão. Durante 47 anos, ele manteve a Big Bem, a banca de jornais e revistas que ficava na rua Osvaldo Aranha, na frente da Prefeitura. Naquela pequena peça com cerca de 20 metros quadrados, muitas gerações de venâncio-airenses se familiarizaram com jornais, revistas e uma conversa com Yegor, num dos pontos mais tradicionais do município. A banca encerrou as atividades no fim de 2022.

Além do Big Bem, Yegor também é conhecido pela paixão com o time do coração, o Sport Club Internacional. Em 2009, ele ajudou a criar a Vainter, o consulado do clube em Venâncio Aires.