Mãe e filho, tias e sobrinha. A família Porto tem presença em maior número da lista de chamada do professor Júlio Nascimento na Educação de Jovens e Adultos na Educação à Distância (EJA EAD) do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires. Alana Gabrieli Porto, 22 anos, foi a primeira a ingressar na modalidade e compartilhou e convenceu os demais familiares (tias e primo) e buscarem a formação no Ensino Médio através do Sesc. Atualmente, Alana está no segundo semestre do curso.
As irmãs Sonia Mara Porto Gollmann, 48 anos; Carla Normalina Porto, 51; e Rita de Cássia Porto, 45 anos, retomaram os estudos pela oportunidade, assim como o filho de Carla, João Vitor Porto Garcia, 18 anos. Alana conta que conheceu o EJA EAD Sesc através de uma amiga da mãe e achou diferente, um ambiente similar à escola, mas com a oportunidade da formação extra em Produção Cultural. Na metade deste ano, quando abriram as inscrições para uma nova turma, incentivou os demais familiares a participarem e em agosto deste ano, passaram a frequentar as aulas. “Está valendo a pena, é bom sentir um frio na barriga de novo”, destaca Sonia.
As três irmãs já tinham o Ensino Fundamental completo, através do EJA que acontecia na Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas. Na infância, tiveram que parar os estudos para cuidar dos demais irmãos e também para ajudar os pais na roça, em Picada Mariante e Taquari Mirim. “Damos risada, conversamos, descontraímos, e o professor é muito bom, divertido e engraçado”, relata Rita. Sonia reforça que voltar a estudar deu ‘um gás’ na motivação e uma ‘luz no fim do túnel’. “O que parecia tão distante, agora é próximo”, finaliza ela.
Para o futuro, a família pensa em seguir estudando e cada um já tem uma meta para o Ensino Superior. Sonia quer cursar Pedagogia, por gostar de crianças e jovens; Carla seguirá na Educação Física, assim como o filho João, que também pensa na área da Música e no Alistamento Militar que está inscrito; Rita mira o Técnico em Enfermagem por querer cuidar das pessoas e Alana, como já fez curso no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), busca o Técnico em Elétrica.
Todos da família Porto residem hoje no bairro Coronel Brito, perto dos pais, e já sonham com a festa de formatura, que será em grupo. As irmãs, que se reúnem para estudar juntas, querem ser o exemplo para os filhos, para que também voltem a estudar e ingressem em uma graduação.
“Vale a pena vir. No início achava que pela minha idade seria difícil, mas as aulas ajudam a mente a não ficar parada e mostrar que somos todos capazes.”
SONIA MARA PORTO GOLLMANN
Diarista e estudante do primeiro semestre do EJA EAD Sesc
Novas turmas
• Desde o início do EJA EAD Sesc – em fevereiro de 2022 –, já são sete turmas, quatro já finalizaram o curso e três estão ativas.
• O próximo período de inscrições deve ocorrer depois do Natal e início de 2025.