Neste ano, o grupo Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência no Brasil (FCD) tem motivos de sobra para festejar. É o ano dos 50 anos do grupo no Brasil, que começou as suas atividades em Venâncio Aires no dia 28 de fevereiro de 1979, inicialmente ligado ao Centro Promocional João XXIII. Para festejar, o movimento quer também que mais pessoas conheçam o trabalho e que possam atuar como colaboradores ou integrantes da causa.
O coordenador da FCD em Venâncio, Giovani Rodrigues, e o coordenador adjunto, Alexandro Hertz, explicam que entre os objetivos do grupo estão os de despertar nas pessoas com deficiência (PCD) ou doença crônica o valor pela vida e o descobrimento de potencialidades e dons que as desenvolvam. Além disso, o movimento promove a inclusão de PCDs na sociedade e realiza visitas aos acamados.
Entre as atividade do FCD no município estão os encontros mensais, às 14h, no Centro de Pastoral da Paróquia São Sebastião Mártir. Neste sábado, 6, ocorre mais uma edição com convidados que palestrarão sobre o tema ‘família’. “O grupo é aberto a toda comunidade e todas as religiões”, destaca Hertz. Além das ações mensais, os integrantes do movimento se reúnem para confraternizar no meio do ano, em alusão ao Dia do Amigo e, também, nos fins de ano. Um dos colaboradores, Antônio Geferson Antunes, destaca que no fim de agosto, ocorre também a Semana da Pessoa com Deficiência, entre os dias 21 e 28.
Pastelada
Com a intenção de arrecadas fundos para o grupo, o FCD está organizando uma pastelada beneficente para o dia 12 de agosto. Os cartões, no valor de R$ 16, dão direito a cinco pastéis, sendo três de carne e dois de queijo, e estão sendo vendidos pelos integrantes da entidade e também na recepção da Folha do Mate. A retirada dos pastéis será das 17h às 20h, no Estádio Edmundo Feix (Guarani). Interessados também podem entrar em contato com Alexandro, pelo telefone (51) 98603-5776. Caso o contato seja feito via WhatsApp, deve ser através do envio de áudios.
- 66 é o número de integrantes do grupo Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência no Brasil (FCD) em Venâncio Aires. Destes, 33 são pessoas com deficiência (PCD).
