É tradicional que pouco depois do Dia do Médico, comemorado nesta terça-feira, 18, ocorra a Feira da Saúde, promovida pela Associação Médica de Venâncio Aires (Amva). Depois de dois anos sem poder realizar o evento devido à pandemia do novo coronavírus, neste ano, a feira volta a acontecer com novas ideias e interações com públicos de diversas idades. A 4ª edição da feira está programada para o próximo sábado, 22, das 8h30min às 11h30min em frente ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). A parceria para realização será com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires, HSSM, Saint Gallen Ações e Terapias em Saúde e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A segunda tesoureira da entidade e oncologista clínica, Sheila Calleari Marquetto, explica que durante a ação serão oferecidos testes de sorologia, como HIV e hepatite, testes de glicose, medição da pressão arterial e brincadeiras com brindes que tratarão sobre a prevenção dos tipos de câncer. “Teremos a presença dos médicos da entidade para tirarem dúvidas da população, como sobre o câncer de pele. Os profissionais vão ensinar através de imagens a relação das lesões com os tipos malignos do câncer e dermatologistas também estarão no local.”
“Importante retomar estes eventos para falarmos em saúde, não queremos falar de doenças, mas sim, de saúde. E para participar é muito simples, é só passar no hospital e participar.”
SHEILA Calleari Marquetto
Sheila comenta que o tema deste ano é a prevenção dos tipos de câncer, que a segunda causa que mais mata entre as doenças; e o evento será feito no mês de outubro em alusão ao outubro rosa. “Faziam dois anos que não tínhamos a Feira de Saúde e já percebemos que muitos pacientes ficaram sem fazer exames e são diagnosticados agora já com o câncer em estado avançado.” A médica enfatiza que as três edições anteriores da feira foram bem significativas, e a cada ano o evento cresce mais, com novas ideias e motivações. Nesta edição o objetivo é expandir a informação e a solidariedade kids. O esporte também será evidenciado, quando os profissionais participantes usarão uma camiseta motivando a prática de esportes. “Movimentação é ação e a ação previne e salva vidas.”
- 85, é o número atual de associados da Associação Médica de Venâncio Aires (Amva).
Solidariedade kids
As estudantes e colegas do Colégio Bom Jesus, Antonella Fischer Lunardi, Luísa Ibdaiwi Corrêa, Malu Artus Klein, Helena Calleari Marquetto e Martina Lenz Schultz, estarão presentes comercializando brincos para meninas e pulseiras para meninos, da fábrica Malumaah Brincos, criada por elas. Todo o lucro das vendas será revertido para a Liga Feminina de Combate ao Câncer. “Estamos tentando envolver as crianças e despertar nelas essa solidariedade também”, afirma Sheila, que é mãe de Helena. No sábado, a equipe da Onça Pintada também estará presente com brinquedos infláveis para crianças.