A 5ª edição da Feira de Saúde promovida pela Associação Médica de Venâncio Aires (Amva) ocorre neste sábado, 2 de dezembro, das 9h às 11h30min, em frente ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Este ano, segundo a presidente da Amva, Jacqueline Froemming, a ação que tradicionalmente ocorre em outubro, em alusão ao Dia do Médico, será em dezembro, para marcar o mês Dezembro Vermelho, sobre a conscientização e combate à Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). No dia 1º de dezembro é também a data mundial de luta contra a Aids/HIV.
Entre as ações da Feira de Saúde serão feitos testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatite B e C; além de aferição de presso arterial, glicose e distribuição de material informativo. Participarão da ação o Departamento de Controle de Infecção Hospitalar do HSSM, o Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A especialista em clínica médica e terapia intensiva explica que na última terça-feira, 28, os associados da Amva tiveram uma capacitação com a médica infectologista Sandra Knudsen sobre o diagnóstico das IST’s, como falar sobre elas nos consultórios e ampliar a busca pelos testes. Além disso, evidenciar o acesos rápido e fácil aos testes em qualquer posto de saúde do município, e que não precisam de solicitação médica para serem realizados.
Jacqueline ressalta que as IST’s são de fácil tratamento e quando feito corretamente, o paciente possui uma vida totalmente normal. Agora, quando isso não acontece podem deixar sequelas, como a sífilis congênita, que causa complicações na gravides e transmite o vírus para o feto. A médica enfatiza a importância da prevenção que é feita através do uso de preservativos na relação sexual e vacinas contra hepatite e HPV. E, a importância das consultas de rotina, que identificam o perfil de risco de cada paciente e permitem os profissionais analisar e orientar da melhor forma.
“Temos percebido um aumento no diagnostico das IST’s, com mais casos principalmente na faixa etária jovem, com menos de 25 anos. Precisamos intensificar e falar mais sobre isso.”
JACQUELINE FROEMMING
Médica e presidente da Amva

Saiba mais
A ideia de realizar as Feiras de Saúde surgiu em 2017, quando os profissionais sentiram a necessidade de trazer de alguma forma informações mais úteis e com conteúdos confiáveis para a população. Uma ação que pudesse trabalhar a promoção da saúde e a prevenção de doenças com um tema em cada ano. Em outros anos, já foram trabalhados temas como primeiros socorros, doações de órgãos, prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e prevenção dos tipos de câncer.
Mudança na nomenclatura
Antes, as IST’s eram chamadas de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), no entanto, o Ministério da Saúde adotou a mudança de nomenclatura pois, segundo a médica Jacqueline Froemming, se entende que as doenças possuem sinais e sintomas, o que normalmente nas IST’s não acontece. “São infecções assintomáticas, o paciente não se sente doente e não vai atrás de exames e diagnóstico”, explica. Atualmente, o Ministério da Saúde possui um protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para tratamento das IST’s.
- Quase 90 – É o número atual de associados da Amva.