Feira do Livro de Mato Leitão ocorrerá em julho com o tema ‘Histórias, encantamentos e magia’

-

Ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de julho, quinta, sexta-feira e sábado, a 19ª edição da Feira Municipal do Livro de Mato Leitão. Neste ano, o evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto tem como tema ‘Histórias, encantamentos e magia’. A abertura oficial está prevista para a noite da quinta-feira, 6.

A programação contará com a participação dos escritores Pablo Morenno e Morgana Domênica Hattge, convidados para desenvolver atividades com os alunos de todas as escolas do município. Segundo a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Simone Silberschlag, a atividade conta com a presença de mais de um escritor para que as diferentes etapas de ensino possam ser contempladas.

Morenno, por ter uma maior variedades de obras publicadas, trabalhará com os estudantes da Educação Infantil, dos 4º e 5º anos e Anos Finais do Ensino Fundamental. Já os livros da Morgana serão estudados pelos alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Na próxima semana, as instituições de ensino receberão os títulos desses escritores, para que essas obras sejam exploradas e inseridas nas atividades pedagógicas que serão promovidas antes da realização da Feira do Livro. “Isso vai construir, depois, o repertório da feira, no sentido de materiais que serão produzidos para serem expostos durante o evento, até porque temos a realização de uma Mostra Pedagógica durante esses dias”, destaca a diretora pedagógica.

Simone ainda observa que após a solenidade de abertura do evento, os dois escritores realização um bate-papo com os profissionais da educação. “Faz parte do cronograma de formação pedagógica e é importante para eles trazerem contribuições sobre os trabalhos que fizeram e questionamentos. Então, eles aproveitam esse momento para uma troca, uma conversa”, compartilha.

Concurso

Uma novidade para esta edição da festa da literatura é a realização de um concurso de desenho, lançado pela Secretaria de Educação, para ilustrar o fôlder de divulgação da 19ª Feira do Livro. Os trabalhos serão feitos a partir da temática geral do evento ‘Histórias, encantamentos e magia’ e envolverão os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental dos educandários da Cidade das Orquídeas.

“Eles têm as aulas de Artes, nas quais os professores conduzem muitas questões que são pertinentes a uma ilustração”, comenta. Simone explica que o regulamento do concurso está sendo finalizado. “A ideia é que o concurso possa iniciar no mês de maio para que possamos ter no início de junho a confecção do fôlder. Ainda vamos finalizar isso nessa semana para começarmos a trabalhar na semana que vem”, relata.

De acordo com a diretora pedagógica, organizar e preparar a Feira do Livro é sempre muito especial, especialmente porque a Secretaria de Educação cria um contexto para que o evento aconteça e seja sentido pelos estudantes. “Quando escolhemos o tema e os escritores participantes já pensamos em logo disponibilizar as obras para as escolas, pois cada professor vai explorar um título com a sua turma e, assim, proporcionar o encantamento. As escolas são envolvidas em nível de território, assim como a comunidade é convidada a prestigiar”, destaca.

Além das atividades com os autores haverá shows de mágica e a comercialização de livros por duas bancas. O vale-livro, no valor de R$ 15, tradicionalmente disponibilizado pela Administração Municipal aos estudantes, será mantido neste ano e poderá ser usado na compra de obras durante os três dias de evento.

“É sempre um investimento em educação, em ampliar o contato com a cultura da leitura e, assim, proporcionar oportunidades.”

SIMONE SILBERSCHLAG – Diretora pedagógica

Quem são os autores convidados

Pablo Morenno, de Porto Alegre

  • É licenciado em Filosofia, especialista bacharel em Direito e ex-servidor público do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região. Já publicou 20 livros que receberam diversos prêmios.
  • É escritor e editor de literatura para crianças e jovens, músico e palestrante na área educacional, com foco no lugar das emoções e da literatura na infância e no processo pedagógico. Além disso, foi patrono de 25 Feiras do Livro.
Foto: Néia Moresco/Divulgação

Morgana Domênica Hattge, de Lajeado

  • É pedagoga, mestra e doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia, demais licenciaturas e do mestrado e doutorado em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (Univates).
  • Como pesquisadora da área da inclusão escolar, publicou diversos livros de coletâneas de pesquisas, com destaque para ‘Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam’ e ‘Diferença e inclusão na escola’. Tem dois livros infantis publicados: ‘Maria na janela’ e ‘Por quê?’.

Foto: Arquivo pessoal


Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido