A 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) terá seu pontapé inicial no dia 5 de maio e a organização encaminha as últimas etapas para deixar tudo pronto para o maior evento de Venâncio Aires. As exposições comerciais, industriais e de artesanato estão entre as atrações da festa, considerada uma importante vitrine para expor e comercializar produtos. O Parque Municipal do Chimarrão conta com quatro mil metros quadrados exclusivos para exposições nos setores industrial, comercial e de serviços, gastronomia, artesanato, agroindústria e turismo, entre outros. Além dos estandes, o Parque receberá um parque de diversões.
O responsável pela Comissão Comercial e Industrial desta edição, Marcos Daniel Hüttmann, relata que são cerca de 240 espaços, com aproximadamente 200 expositores. “Ainda estamos na reta final de comercialização dos últimos pontos”, conta. Hüttmann lembra que esta edição da Fenachim, assim como outras feiras e eventos do estado, está com números abaixo de expositores se compararmos com edições anteriores, em função dos efeitos da pandemia. “Tivemos que reduzir alguns espaços de exposições, principalmente de empresas multissetoriais, que vendem de tudo, o produto final. A área de exposições, das empresas, está tranquila, como em anos anteriores”, avalia.
Segundo ele, a área comercial que vende diretamente para o cliente, foi a mais afetada durante a pandemia de Covid-19. “Eles ficaram dois anos sem trabalhar, pois faziam apenas feiras, e tiveram que mudar de atividade ou até encerrar. Com isso, reduzimos o espaço. Acreditamos que esse setor deve se restabelecer em, no mínimo, dois anos”, estima. O responsável pela comissão confirma que 60% dos expositores vêm de fora do município. “Isso que empresas de Venâncio tinham uma condição superespecial de 20% de desconto no valor total do espaço”, enfatiza.
A 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) ocorre entre os dias 5 e 8 e 11 e 15 de maio. Os ingressos para acesso ao Parque custam R$ 10. Contudo, na quinta-feira, 5 de maio, e na quarta-feira, 11, a entrada é gratuita. O valor do estacionamento será de R$ 20.