Integrando e fechando o trio de soberanas da Festa das Orquídeas de Mato Leitão está a 2ª princesa Tainá Eduarda Lermen, 24 anos. Ela, juntamente com as demais soberanas está representando a 4ª Festa das Orquídeas, 14ª Exposição Estadual e 2ª Exposição Nacional de orquídeas.
Tainá é formada no curso normal (Magistério) e graduada em Licenciatura em Pedagogia e atua como servidora pública no município de Santa Clara do Sul, como diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Gustavo Seidel. Ela é filha de Sandra Regina Reiter e Flamarion André Lermen, tem Alessandro Elias Lermen como irmão e namora Murilo Henrique Becker.
A 2ª princesa nasceu no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), mas desde os primeiros meses de vida morou em Mato Leitão com a família. Frequentou escolas do município, como a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga, o Colégio Poncho Verde e a Emef Santo Antônio de Pádua. O Ensino Médio fez no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, onde morava durante a semana no alojamento e nos fins de semana voltava para casa.
Como características, Tainá evidencia que é uma pessoa alegre, comunicativa, empática e altruísta, que tem respeito por todas as pessoas que passaram em sua caminhada. “Preso pelo vínculo afetivo, pois é a partir dele que estarei me comunicando e me permitindo conhecer o outro”, afirma. Por atuar na área da educação, principalmente com crianças, ela carrega consigo muitas lembranças da infância que a todo instante a permitem ‘viver o novo’. Entre as paixões da princesa estão a literatura voltada ao desenvolvimento humano e educacional. No dia a dia, gosta de tomar chimarrão e conhecer novos lugares e culturas, apesar de que o seu lugar preferido é a sua casa, onde compartilha todos os momentos com a família.
Proximidade
Tainá destaca que sua relação com o município de Mato Leitão foi intensificada em 2014, quando como estudante, desenvolveu um projeto de pesquisa junto com uma colega, denominado ‘Mato Leitão: a Cidade das Orquídeas’. Este trabalho foi apresentado, premiado e publicado, o que deixou marcas significativas na vida da princesa. “Quando decidi participar do concurso, refleti sobre todas as vivências positivas que já tinha e as que a participação no concurso me trariam, um crescimento pessoal gigantesco!”, ressalta Tainá que teve seu primeiro título de beleza como 2ª princesa da Festa das Orquídeas.
Antes do concurso, ela evidencia que foram dias intensos, de muito estudo, ensaios e programações e a noite de escolha do trio foi de inúmeras emoções, segundo ela. “Carregava em meu coração o sentimento de dever cumprido, pois sabia que havia me dedicado ao máximo e que, independente do resultado, já era uma vencedora por ter me permitido vivenciar essa trajetória”, destaca. No momento em que escutou seu nome ser anunciado, Tainá afirma que não há palavras para definir. Hoje, o sentimento da princesa é de gratidão a todos que estiveram ao seu lado na busca pelo objetivo de ser soberana.
Para a festa e as exposições, que ocorrerão em dezembro, ela comenta que as expectativas são as melhores. “Tenho ao meu lado duas pessoas incríveis, a rainha Geovana e a princesa Stefani, estamos muito empenhadas para fazer a divulgação da festa e exposição”, afirma. Ela acredita que o público visitante irá se encantar e contemplar todas as belezas das orquídeas, além de se divertir com as atrações que estão sendo preparadas pela comissão da festa.
“Durante toda a trajetória, fui eu mesma, a Tainá que todos conhecem, me permitindo sentir cada experiência que foi proporcionada!”
TAINÁ EDUARDA LERMEN
2ª princesa da Festa das Orquídeas


