No próximo domingo, 5, os moradores de Vila Mariante prestarão homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da localidade que fica às margens do rio Taquari. Após dois anos com limitações por conta da pandemia de Covid-19, este ano a programação é completa e contará com procissão, missa, almoço e reunião dançante.
A partir das 8h30min, começa o trajeto de deslocamento do andor com a santa nas águas do rio Taquari em apenas um barco. Não será realizado o transporte de pessoas no percurso, contudo, quem tiver lanchas ou outros meios de transporte aquáticos, pode participar lado a lado com a santa.
Por volta das 9h30min, ocorre a recepção a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes no Porto da Santinha, localizado bem no centro do distrito, onde também está o santuário. Na sequência, será realizada a procissão até a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, onde ocorre a missa. Ao meio-dia, será servido almoço com galinhada e salada, no valor de R$ 15.
Também está confirmada a reunião dançante no salão da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes (ao lado da Igreja), com a animação da banda Os Hermanos. Durante a tarde também ocorre a escolha da Boneca Viva. Quatro meninas estão vendendo votos para receberem faixas, coroas e tiaras – além de 25% do valor arrecadado com os votos. O restante do valor será revertido para a comunidade e organização da festa. O concurso deve ocorrer às 15h, e tem como objetivo divulgar a festa, arrecadar valores e, também, proporcionar a integração das famílias associadas da comunidade.
Saiba mais:
- Nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, feriado em diversos municípios gaúchos banhados por rios, entre eles Porto Alegre. Nesta data, são realizadas procissões que levam a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes a santuários e igrejas. Em alguns locais, o feriado é em homenagem a Iemanjá, padroeira dos marinheiros nas religiões afro-brasileiras.
- Nesta data também é celebrado o Dia de Iemanjá, conhecida como ‘Rainha do Mar’. Ela faz parte da religião do Candomblé e de outras religiões afro-brasileiras e é a padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros, além de ser protetora dos lares, das crianças e gestantes.
- Apesar das festividades e de Nossa Senhora dos Navegantes ser a padroeira de Vila Mariante, não é feriado, pois a localidade é distrito de Venâncio Aires, município que não decretou feriado nesta data.