Venâncio Aires recebe, nos dias 27 de setembro e 4 de outubro, o Festival Alphorria, que celebrará a cultura afro na Capital Nacional do Chimarrão com oficinas, gastronomia e shows. O evento ocorre na sede da Organização Não Governamental (ONG) Alphorria, localizada na rua Felix da Cunha, 2.170, no bairro Cidade Alta.
O encontro cultural busca valorizar as tradições afro-brasileiras e promover o protagonismo artístico negro no Rio Grande do Sul. Com financiamento do Pró-Cultura RS, por meio da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, o festival oferecerá atividades gratuitas que unem arte, música, saberes tradicionais e gastronomia afro.
Programação
A programação inicia às 16h, com oficinas de trança, turbante e pintura, além de uma mostra de artesanato e comidas típicas afro. A partir das 18h30min, o palco recebe atrações da cena afro gaúcha: Banda Alphorria, Paulo Dionísio & Banda e 50 Tons de Pretas.
Para saber mais sobre as oficinas culturais, mostra de artesanato, gastronomia afro e shows musicais é possível acessar o perfil no Instagram @festivalalphorria. A entrada é gratuita.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Alphorria)
Conheça as atrações
• 50 Tons de Pretas: formada pelas cantoras e instrumentistas Dejeane Arruée e Graziela Pires, a 50 Tons de Pretas é uma das bandas mais potentes da cena afro gaúcha e nacional. Reconhecidas pela força de suas composições autorais, já conquistaram importantes prêmios como o Prêmio Açorianos de Música 2021 (Melhor Álbum de MPB, Melhores Intérpretes e Melhores Compositoras) e o Prêmio Profissionais da Música 2023 em Brasília Com uma sonoridade que mistura MPB, samba, swing e referências afro-brasileiras, o duo lançou discos de destaque como Voa (2020) e Dengo (2024), este último contemplado pelo edital Natura Musical e que vem projetando a dupla para o cenário nacional No palco, apresentam um show vibrante que une música, ancestralidade e resistência, trazendo letras de combate, amor e celebração da cultura negra.
• Paulo Dionísio: cantor, compositor e produtor cultural, referência do reggae no Brasil e fundador da histórica Banda Produto Nacional, criada em Porto Alegre em 1989. Artivista negro, sua trajetória é marcada pelo engajamento cultural e pela valorização da identidade afro-brasileira Com carreira sólida, lançou o álbum solo O Espírito dos Lanceiros (2019), em homenagem aos Lanceiros Negros, produzido ao lado de Luis Vagner Guitarreiro. Também é idealizador e curador do projeto Vozes Negras Importam, webdocumentário premiado que destaca trajetórias de artistas negros no RS Além de sua obra autoral, Paulo Dionísio atua em projetos de relevância, como o espetáculo Especial Luiz Melodia, e segue como um dos nomes mais requisitados da música gaúcha, unindo reggae, ancestralidade e resistência.