O Grupo de Danças Folclóricas Die Schwalben realizou no último sábado, 17, a 16ª edição do Festival da Cultura Alemã. O evento, sediado no Ginásio Luizão, na localidade de Linha Santa Emília, interior de Venâncio Aires, contou com a participação de cerca de mil pessoas e recebeu grupos vindos de 20 cidades do Rio Grande do Sul.
Ao todo, 28 grupos de danças folclóricas alemãs se apresentaram, promovendo um grande encontro de integração cultural. O festival, que acontece a cada dois anos, teve sua maior edição até o momento, tanto em público quanto em número de participantes, consolidando-se como um dos principais eventos do gênero na região.
Para o presidente do grupo Die Schwalben, Leomar Jorne Felten, a presença de grupos de diversas regiões e o envolvimento da comunidade local foram fundamentais para o sucesso do evento. “Ver o brilho nos olhos dos dançarinos, especialmente das crianças e jovens, é uma recompensa imensurável. Ginásio lotado, a Orquestra La Montanara tocando a música ‘Fliegerlied’ e todos os grupos dançando… Isso me deixa feliz e com a sensação de dever cumprido. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos”, destacou.
O festival teve como objetivo principal manter viva a tradição e a herança cultural deixada pelos imigrantes alemães, promovendo a troca de experiências entre os grupos e incentivando as novas gerações a valorizarem as raízes. A programação cultural do Die Schwalben segue no segundo semestre com a realização do 13º SchwalbenFest, marcado para o dia 28 de setembro.
O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, por meio do Termo de Parceria Nº 2018/2025, e das emendas impositivas das bancadas do PDT e PSD, além do ex-vereador Cesar Garcia (PDT).
Fonte: Assessoria de Comunicação Die Schwalben