A esperança ainda existia, mas parecia apenas questão de tempo a confirmação do rebaixamento do Guarani para a Terceira Divisão do futebol gaúcho. E, faltando três rodadas para o final da primeira fase da Divisão de Acesso, o Rubro-negro está matematicamente rebaixado após a derrota para o Santa Cruz por 4 a 0 no último sábado, 24, no Estádio dos Plátanos, e o resultado positivo do Bagé contra o São Gabriel.
Com o resultado, o Santa Cruz está classificado para as quartas de final e é o líder do grupo com 23 pontos, enquanto que o Guarani amarga a última posição, com apenas 3 pontos conquistados. O próximo adversário do Guarani é o Lajeadense, no estádio Edmundo Feix, no próximo sábado, 1º de julho, às 15h. Enquanto que o Galo visita o São Gabriel, no domingo, 2, às 15h.
Próximos passos
De acordo com o treinador Henrique Schwarzer, a frustração e tristeza do grupo é grande, pois ninguém gosta de estar nessa situação. Ele afirma que a equipe foi dominada nos 90 minutos contra o Santa Cruz e que o adversário tem um elenco mais qualificado. “Ainda cometemos erros individuais, principalmente pela falta de experiência”, destaca.
Schwarzer diz que cabe ao grupo, nesses três jogos restantes, buscar a motivação necessária para seguir se doando ao máximo em campo e buscar a vitória que tanto almejam. “Infelizmente, teremos que dar um passo para trás para se organizar, oxigenar e voltar. É o exemplo de equipes como a do Santa Cruz, que estava em situação semelhante há dois anos, precisamos aprender com eles e com os nossos próprios erros”, enfatiza.
Contudo, ainda não existe nenhuma confirmação do futuro do Guarani após a Divisão de Acesso.
Esperança
O Inter de Santa Maria está sendo julgado por escalar um jogador irregular e pode perder três pontos na competição, o que ainda deixaria em aberto as chances do Índio de disputar a Divisão de Acesso na próxima temporada. O atacante Wilson Júnior teria sido escalado irregularmente no confronto contra o Santa Cruz.
“Queremos terminar a competição com hombridade e honra, para mostrar o nosso potencial.”
HENRIQUE SCHWARZER
Treinador do Guarani
Na história
- O primeiro rebaixamento do Guarani para a Terceirona foi em 2012. Naquele ano, a equipe teve uma campanha de 21 pontos em 18 jogos e ficou na 9ª posição do grupo A – que tinha 10 participantes.
- Em 2013, no primeiro turno, foi eliminado para o Sapucaiense, na semifinal e, no segundo turno, também ficou na semifinal, contra o Marau.
- Em 2014, a equipe venâncio-airense retornou à Segunda Divisão com o título do segundo turno da Terceirona Gaúcha contra o São Gabriel. Na ida, derrota por 2 a 1 no Silvio Corrêa, em São Gabriel, e no retorno, no dia 15 de junho, vitória por 3 a 0 dentro do estádio Edmundo Feix, com gols de Carlão, Vinícius Padilha e Fábio Alemão.
- Na final da competição, foi derrotado para o Rio Grande, 1 a 0 na ida fora de casa e, no Edmundo Feix, 1 a 1.