Fogo Simbólico antecipa abertura da Semana da Pátria
Fogo Simbólico antecipa abertura da Semana da Pátria, que vai de 1º a 7 de setembro (Foto: AI Prefeitura)

Nesta sexta-feira, 22, Mato Leitão recebe o símbolo máximo da Semana da Pátria, que ocorre de 1º a 7 de setembro. O Fogo Simbólico chega ao Jardim das Orquídeas, junto ao Centro Administrativo, às 14h, escoltado por comitiva da Liga da Defesa Nacional, associação fundada em 1916. A Banda Municipal participa da cerimônia. A caminhada cívica, ponto alto da programação, está marcada para o dia 6 de setembro, sábado.

A Semana da Pátria de 2025 terá como tema ‘Valorizando a Cultura, o Esporte, a Educação e a Cidadania’. Organizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, objetiva refletir sobre a história, os valores e o papel de cada cidadão na construção do município. A temática mostra que desenvolvimento não se constrói apenas com infraestrutura e economia, mas também consciência, participação e orgulho da terra. Consta, em documento enviado às escolas do município, que “a cultura preserva nossa identidade, o esporte promove saúde e união, a educação abre caminhos para o futuro e a cidadania garante que todos participem dessa caminhada”.

Momento especial

A secretária Eunice Inês Heuser considera o momento especial para Mato Leitão, que recebe, pela primeira vez, o Fogo Simbólico trazido pela Liga de Defesa Nacional. “É uma tradição que simboliza o civismo em todo o país. A chama representa o compromisso de cada brasileiro com a liberdade, a cidadania e o amor ao nosso país, nosso estado e nosso município”, destaca.

Eunice destaca o tema nacional da Semana da Pátria – ‘Dom Pedro ll’ -, que inspirou o tema municipal, a ser trabalhado nas escolas. Na sua opinião, a valorização de cada item remete ao personagem histórico. “Dom Pedro realizou muitos avanços na ciência, educação e cultura do Brasil”, cita. Ela aproveita, também, para reforçar o convite à população, para que prestigie a chegada do Fogo Simbólico amanhã.

Integram a comitiva da Liga de Defesa Nacional o comandante do eixo Centro/Norte, Paulo Ricardo Pereira, que também representa a Associação dos Legendários do 3⁰ Regimento de Cavalaria de Guardas de Porto Alegre; o adjunto Vladimir Fraga Araújo; e Maiki Gustavo Santin Leão, do Corpo de Bombeiros Militar de Porto Alegre. A associação cívico-cultural tem por objetivo fortalecer o sentimento patriótico e difundir a educação cívica, o amor à justiça e o culto ao patriotismo.