São 50 anos de uma trajetória de conquistas, com centenas de pessoas envolvidas com essa história. No ano em que a Folha do Mate completa cinco décadas, teríamos muito a recordar, mostrar e falar sobre a atuação do maior e mais longínquo veículo de comunicação impressa em atividade em Venâncio Aires. Você poderá acompanhar um recorte, feito com uma difícil escolha de listar apenas alguns fatos que marcaram cada geração. Por meio do que foi notícia nas páginas do jornal e relatos de pessoas que são peças-chave e representam um grupo muito maior, preparamos esse caderno especial de aniversário. Uma data que simboliza o nosso papel enquanto meio de comunicação e o privilégio por poder, dia após dia, informar com cidadania, um dos nossos propósitos.
Esperamos que essa viagem no tempo possa levar você a recordar momentos inesquecíveis que ficaram no passado. É também uma forma de agradecimento a cada um que contribui e dá sentido para tudo que nos propomos a fazer para contribuir com a comunidade. Ótima leitura!
Embora informar com qualidade e credibilidade seja a premissa principal da atuação da Folha do Mate, a evolução e novas frentes que a empresa chegou abrangem mais do que as páginas do jornal. O jornalismo e a possibilidade de dar voz à comunidade por meio das páginas do jornal esteve sempre presente, mas para além disso novas formas de interação foram adotadas ao longo do tempo.
Foram centenas de pessoas que participaram de alguma forma das ações promovidas pela Folha do Mate. Folha Cidadania e Natal para ser Solidário foram alguns dos eventos. A Folha sempre deu espaço e participou de atividades em parceria com clubes de serviço de Venâncio Aires.
Durante alguns anos, a empresa também contou com bandeiras norteadoras para o desenvolvimento de ações. Foram trabalhadas temáticas que tiveram destaque ao longo dos anos nas páginas do jornal e nos eventos realizados pela empresa.
De 2013 a 2017 as bandeiras foram sustentabilidade, diversificação, cultura, acessibilidade e empreendedorismo. Em 2018, quando a Folha do Mate completou 45 anos, foi lançada a bandeira Educação, com a proposta de seguir com ela por cinco anos, até o cinquentenário da empresa.
Em 2018 e 2019, foi realizado o prêmio ‘Adiante, professor’, para reconhecer práticas inovadoras em sala de aula. Antes disso, o jornal já estava em evidência nas escolas por meio do projeto Folheando.
Além disso, o jornal é muito utilizado em sala de aula. A professora de Educação Especial Keula Closs ressalta que trabalha muito questões de compreensão de texto. “Uso muito as reportagens em sala de aula, através da leitura e interpretação. Trabalho também os diferentes gêneros textuais que estão presentes no jornal”, declara.
RESGATE
No caso do grupo do Facebook ‘Venancioairenses’, o jornal auxilia como ferramenta do resgate de lugares e acontecimentos da Capital do Chimarrão. O grupo foi criado por Losane Wazlawovsky e Paulo César Schmaedecke em 2017, que nunca imaginaram ganhar tamanha repercussão. Atualmente, são 17 mil seguidores da página. Por lá, são publicados registros fotográficos de pessoas, momentos e lugares que marcaram época. “As pessoas gostam muito de acompanhar, muitas vezes se reencontram pelo grupo, é muito bonito”, conta.
Losane, junto da amiga Renate Bergmann, foi até muitos lugares desconhecidos, principalmente no interior, para tentar fotografar ‘relíquias’. Ela conta que muitos dos roteiros se basearam no Folha Distritos, um material especial publicado pelo jornal há alguns anos. “O jornal foi meu GPS, pois indicava como chegar nos lugares, dicas de qual estrada utilizar, foi bem importante”, diz.
Foram muitos os roteiros percorridos pelo interior, visitas e conversas com moradores, fotografias de lugares e ‘preciosidades’ encontradas. Agora, as edições da Folha são instrumentos de pesquisa de Losane, que utiliza o acervo do Museu de Venâncio Aires para fotografar as páginas do jornal. “Não podemos deixar a história se perder”, finaliza.