Quem navega pelo site folhadomate.com já pode conferir uma seção especial ao final de cada notícia assinada pelo repórteres. A ferramenta, que automatiza a identificação dos autores dos conteúdos, chama-se Quem Disse?, e começou a ser desenvolvida em abril, quando a Folha do Mate foi uma das cinco organizações jornalísticas do país selecionadas para um programa nacional de combate à desinformação.
O programa Codesinfo – Fundo de Inovação Contra a Desinformação é uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e tem patrocínio da Google News Initiative (GNI), que financiou o desenvolvimento de projetos de soluções inovadoras destinadas à combater a desinformação on-line. O programa teve como foco financiar projetos tecnológicos desenvolvidos por instituições presentes no Atlas da Notícia. Nesta semana, em evento realizado no escritório do Google, em São Paulo, os projetos vencedores foram oficialmente apresentados.
Conheça melhor a projeto aqui
Saiba mais
Conforme a diretora de Marketing e Projetos da Folha do Mate, Paula Carvalho, a ferramenta – um plugin compatível com a plataforma WordPress -, desenvolvida pela empresa Escritoriomovel, de Porto Alegre, torna ainda mais clara e acessível a divulgação da autoria dos conteúdos publicados.
A versão inicial já está disponível para quem acessar o site e, em breve receberá uma atualização, com melhorias identificadas nos primeiros testes. A iniciativa possibilita que o leitor faça a verificação dos autores das notícias postadas no site folhadomate.com. O internauta visualiza, no final de cada postagem, um minicurrículo do repórter responsável pela matéria, com link para o perfil ampliado do profissional e uma seleção das pautas que já produziu para o veículo.
Banco de fontes
O projeto Quem Disse? também inclui um banco de dados de fontes recorrentes, como autoridades e especialistas, fornecendo minicurrículos para cada um. “O objetivo é valorizar a capacitação e o papel exercido pelos profissionais de jornalismo que integram a redação da Folha do Mate”, observa Paula.
“Com esse projeto, queremos evidenciar a autoridade e credibilidade da fonte da informação.”
PAULA CARVALHO – Diretora de Marketing e Projetos da Folha do Mate
Além disso, o ‘Quem Disse?’ quer conscientizar os usuários de que é fundamental conhecer e reconhecer as fontes do que leem, veem ou ouvem pela internet, iniciando pelo veículo, pelo autor das postagens e pelos entrevistados, que são as fontes das notícias compartilhadas ”, acrescenta.
Um dos destaques do projeto é o fato de que todas as soluções tecnológicas estão disponíveis para que outros veículos de comunicação também implementem a ferramenta.
A iniciativa, lançada neste mês, já recebeu uma premiação estadual em outubro, com o prêmio de terceiro lugar no concurso de Gestão e Inovação promovido pela Associação dos Grupos Regionais de Comunicação do RS, a ADI Multimídia.
Destaque nacional
Além da Folha do Mate, foram selecionados os veículos Ambiental Media (SC), Aos Fatos (RJ), Folha de S. Paulo (SP) e Núcleo Jornalismo (SP). Cada uma dessas organizações propôs soluções únicas, incluindo chatbots de verificação, sistemas de monitoramento de anúncios enganosos, criação de vídeos jornalísticos automatizados e plugins para atualização de contextos em reportagens. Conheça todos os projetos no site codesinfo.com.br