Venâncio Aires viverá, na noite de hoje, um momento marcante da sua história política. O salão principal do Clube de Leituras – sociedade mais antiga da Capital Nacional do Chimarrão – será palco do último debate entre os candidatos a prefeito antes da eleição de domingo, 6 de outubro.
Desta vez, porém, Cândido Faleiro Neto (PT), Giovane Wickert (PSB), Jarbas da Rosa (PDT) e Maciel Marasca (PP) serão observados, ao vivo, não apenas por seus assessores e integrantes da organização do debate. Outras 400 pessoas terão a oportunidade de acompanhar a atração presencialmente.
Esta é a grande novidade que Folha do Mate e Terra FM trazem na cobertura das Eleições 2024, com transmissão pelo 105.1 e também pelo canal Terra Play, no YouTube. A mediação será dos jornalistas Letícia Wacholz e Daniel Heck, respectivamente editora da Folha e diretor da Terra. Parte integrante do projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’, o debate no Clube Leituras é muito esperado em razão do formato proposto. O enfrentamento entre os postulantes à Prefeitura começa às 20h, mas haverá uma pré-live, a partir da 19h15min, para registro da chegada dos participantes e abordagem sobre as expectativas.
Coordenador e sub-coordenadora do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus Venâncio Aires, Ricardo Hermany e Grace Kellen Corrêa de Freitas, respectivamente, ficarão responsáveis por analisar eventuais pedidos de respostas dos candidatos.
Seis blocos
O debate será dividido em seis blocos. No primeiro, os candidatos irão responder a mesma pergunta: Por que você deve ser eleito o prefeito de Venâncio Aires no dia 6 de outubro? Cada candidato terá um minuto e meio para a resposta.
No segundo bloco, os candidatos irão responder a perguntas temáticas, com confronto. As perguntas serão elaboradas pelos próprios candidatos, com temas preestabelecidos pela organização do debate. São oito temas que serão divididos em duas rodadas. O candidato sorteia primeiro o tema e, na sequência, indica para quem fará a pergunta, não podendo repetir quem responderá na mesma rodada. Os temas são saúde, educação, estradas, meio ambiente, agricultura, incentivo às empresas, secretariado e relação com a Câmara de Vereadores. Serão 30 segundos para a pergunta, dois minutos para a resposta, 45 segundos para réplica e 45 segundos para a tréplica.
O momento ‘Pinga-fogo’ já aparece no terceiro bloco. Nesta etapa, as perguntas são livres. Serão duas rodadas e, em cada fase, o candidato terá que escolher um opositor diferente para fazer a pergunta. A ordem segue a mesma estabelecida desde o início do debate, porém, na segunda rodada do bloco, inverte-se a ordem. Serão 45 segundos para a pergunta, 2 minutos para a resposta, 1 minuto para a réplica e 1 minuto para a tréplica.
“Acredito que seja um debate decisivo, já que aproximadamente 30% das pessoas ainda não decidiram quem vão escolher para ser o próximo prefeito de Venâncio Aires.”
CÂNDIDO FALEIRO NETO
Candidato do PT à Prefeitura
O quarto bloco terá uma pergunta geral elaborada pela redação integrada. Os quatro candidatos irão responder a um mesmo questionamento, que será revelado apenas na hora do debate. Um novo sorteio vai definir a ordem de resposta a partir deste bloco. Serão dois minutos para a resposta.
O ‘Pinga-fogo’ volta no quinto bloco. As perguntas são livres, com mais duas rodadas. Em cada fase, o candidato terá que escolher um opositor diferente para fazer a pergunta. A ordem de início segue a mesma do sorteio realizado no bloco 4 e, na segunda rodada do ‘Pinga-fogo’, inverte-se a ordem de quem inicia. Serão 45 segundos para a pergunta, 2 minutos para a resposta, 1 minuto para a réplica e 1 minuto para a tréplica.
O sexto e último bloco será destinado às considerações finais. Os candidatos poderão deixar mensagem final para o público presente e também para quem acompanha a transmissão. Segue a mesma ordem definida a partir do último sorteio, feito no bloco 4. Serão 2 minutos para a resposta.
“O debate é fundamental para que o eleitor possa analisar as propostas e definir a escolha do candidato mais preparado para governar Venâncio Aires nos próximos quatro anos.”
GIOVANE WICKERT
Candidato do PSB à Prefeitura
Regras do debate
Somente terá acesso ao debate, no Clube de Leituras, entre 19h e 19h45min, quem apresentar documento de identificação no local e tiver nome e CPF previamente informados nas listas de convidados.
Assinantes e seus convidados devem portar ingresso físico e CPF, com nome previamente informado na lista de acesso. Convidados, equipes dos candidatos, apoiadores do projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’ e estudantes da Unisc também precisam apresentar CPF e ter nome previamente informado na lista de acesso. Os ingressos são nominais e estão vinculado ao CPF do inscrito, sendo, portanto, intransferíveis.
Não é permitido o acesso ao local do debate com bandeiras, papéis picados, faixas e instrumentos sonoros de qualquer tipo. Fica vedado também o acesso com guarda-chuva ou outros objetos que possam causar desconforto ou obstruir a visão, assim como objetos cortantes e demais que possam representar risco à segurança. É proibido o acesso com comida e bebida, exceto o chimarrão. A diretoria do Clube de Leituras irá comercializar água e refrigerante.
“Considero o debate um momento importante para a apresentação de propostas concretas, comparação dos currículos dos candidatos e o que cada um é capaz de fazer se assumir o Município.”
JARBAS DA ROSA
Candidato do PDT à Prefeitura
No salão principal, há áreas reservadas para os convidados das quatro chapas majoritárias. A posição de cada grupo foi definida em sorteio. As primeiras fileiras são destinadas para assinantes do jornal Folha do Mate, autoridades e lideranças convidadas e apoiadores do projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’.
É obrigatório o uso de adesivos de identificação, que serão entregues na entrada do evento e devem ser mantidos visíveis durante todo o debate. O público e os candidatos estão autorizados a usar adesivos da candidatura ou coligação.
Durante o debate, não serão permitidas manifestações como palmas, gritos, vaias ou qualquer outro tipo de barulho que possa interferir no andamento e na transmissão do evento. A plateia deve permanecer em silêncio e, quem não respeitar as regras, será convidado a se retirar do local pelos seguranças privados contratados.
“Estou pronto para o debate da Folha do Mate e Terra FM. Vamos mostrar aos cidadãos de Venâncio Aires que somos a única opção para fazer o município crescer novamente.”
MACIEL MARASCA
Candidato do PP à Prefeitura
Levantar-se, caminhar pelo salão ou mudar de lugar durante o debate é proibido. Em caso de dúvidas ou necessidade de assistência, a equipe de organização estará identificada e disponível para ajudar os convidados.