Encontro será no Centro de Evangelização da Paróquia. A entrada é pelo Pavilhão de Eventos. (Foto: Alvaro Pegoraro)
Encontro será no Centro de Evangelização da Paróquia. A entrada é pelo Pavilhão de Eventos. (Foto: Alvaro Pegoraro)

Com a organização da União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva), volta a ser realizado em Venâncio Aires o Fórum Municipal de Líderes e Grêmios Estudantis. O encontro será nesta terça-feira, 29, das 8h às 11h, no auditório do Centro de Evangelização da Paróquia São Sebastião Mártir (PSSM). No local do evento haverá estacionamento interno disponível e gratuito.

O tema do fórum será ‘Diálogo entre iguais – falar e escutar com amor’, e contará com assessoria do padre e pároco local Roque Hammes e do padre, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e professor emérito da PUC-RS Erico João Hammes. A abordagem do diálogo e da escuta com amor, está dentro da área da comunicação não violenta e mostra uma solução pacifica para conflitos.

De acordo com o assessor da Uesva, André Henckes, o evento inicia com acolhida e logo após segue para formação com os convidados. É organizado também um intervalo de 15 minutos, quando cada educandário trará um lanche para ser partilhado entre todos os participantes.

O evento, segundo Henckes é retomado neste ano, já que ficou três anos sem ser realizado devido a parada nas atividades da Uesva durante a pandemia. “Desde 2005 o evento sempre foi feito, antes da parada, e agora, por pedidos dos estudantes, mesmo com o evento regional que foi feito em Santa Cruz do Sul, ele será mantido. Foi em um encontro como este que surgiu a Uesva”, explica.

A expectativa, reforça Henckes, é de manter a formação dos estudantes em dia, principalmente dos que lideram turmas e Grêmios Estudatis. “Na relação humana deles sabemos que também têm conflitos, é importante que saibam trabalhar de forma pacifica, respeitando a opinião do outro.”

Além da organização da Uesva, a atividade terá apoio do Setor da Educação da Paróquia São Sebastião Mártir, da Secretaria de Educação de Venâncio Aires e 6ª CRE.

  • 90 – É o número de estudantes que devem participar do evento, vindos de 13 escolas e acompanhados por 13 professores.