Na tarde deste domingo, 25, uma solenidade marcou a reabertura do Museu de Venâncio Aires, que ficou seis meses fechado para restaurações necessárias no Edifício Storck. As melhorias na estrutura física contaram com troca do telhado, pintura e novas aberturas. As obras foram viabilizadas com recursos provenientes de emendas parlamentares destinadas pelos deputados federais Heitor Schuch (PSB) e Ronaldo Nogueira (Republicanos). Os contatos foram intermediados pela suplente de vereadora, Sandra Wagner, e a vereadora Claidir Kerkhoff, respectivamente.
Os parlamentares participaram da cerimônia de reabertura e reforçaram o compromisso em apoiar iniciativas de resgate a memória dos municípios. Vereadores, secretários municipais e o prefeito Jarbas da Rosa também estiveram presentes. Apresentações artísticas de Noredi Rodrigues, Rodrigo Ruárez & Abel Bibiano, e da violinista Milena Aparecida da Costa da Silva, de 11 anos, acompanhada do professor de música, Marcelo Fagundes, fizeram parte das atividades.
Presidente do Núcleo de Cultura, Cristiano Pilz reforçou a importância das obras realizadas para que o Museu possa seguir de portas abertas. O deputado Heitor Schuch já sinalizou o envio de R$ 300 mil para a restauração externa necessária. “Nossa ideia é revitalizar e iluminar a fachada do Edifício Storck, que é um importante ponto turístico do nosso município”, destacou Pilz.
Nessa retomada do Museu, os visitantes podem conferir cinco exposições, entre elas, a ‘Jornada para o Brasil: História das migrações de povos da língua alemã’, que ficará até os primeiros dias de junho.





