Frente Parlamentar da Saúde da Mulher promove ciclo de palestras nesta quinta-feira, 6, em Venâncio

-

A primeira atividade da Frente Parlamentar da Saúde da Mulher da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, que é composta pelos vereadores Sandra Silberschlag (PP), Diego Wolschick (PP) e Luciana Scheibler (PDT), será realizada na próxima quinta-feira, 6 de março. O evento será no Plenário Vicente Schuck, a partir das 19h.

Em alusão ao Dia da Mulher, o ciclo de palestras ‘Novas perspectivas para eliminação do câncer do colo de útero’ faz parte da campanha Março Lilás, que tem o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e combate a um dos tumores malignos mais frequentes na população feminina.

O evento terá a participação da ginecologista Denise Müller; enfermeira, Daiana Ruaro; oncologista, Sheila Marquetto e da ginecologista e vereadora, Sandra Silberschlag. “É um momento de conscientizar todas as mulheres sobre a importância da coleta do pré-câncer, da vacina contra o HPV. Estaremos falando sobre assuntos relacionados ao câncer de colo de útero”, afirma Sandra Silberschlag, que é presidente da Frente Parlamentar.

Ela explica que o câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre as mulheres, com uma alta taxa de mortalidade. “A prevenção é o melhor caminho e este é um momento importante para esclarecer dúvidas”, afirma.

A entrada para o evento é gratuita, mas as participantes são convidadas a levar um litro de leite que será doado para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires.

Programação

1ª palestra: Dra. Denise Müller, médica ginecologista, vai falar sobre imunização e o programa Imuniza Escolar.
2ª palestra: Daiana Ruaro, enfermeira chefe do Centro Materno Infantil, vai expor sobre os exames do pré-câncer e quais as condutas orientadas pelo Ministério da Saúde.
3ª palestra: Dra. Sandra Silberschlag, médica ginecologista, vai explicar sobre o seguimento após o pré-câncer apresentar alteração: colposcopia e biópsia.
4ª palestra: Dra. Sheila Marquetto, médica oncologista do Hospital Ana Nery, vai detalhar os tratamentos cirúrgico e clínico para câncer de colo de útero.

Saiba mais

O câncer de colo do útero é um dos tumores malignos mais frequente na população feminina, e a uma das principais causas da morte de mulheres por câncer no Brasil.
É causado por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.
A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível no SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos). Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido