O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Venâncio passa a ter nova gestão a partir de 18 de maio. A Fundação Univates assume o serviço em parceria com a Administração Municipal. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, esta ação vai ao encontro de um ideal da equipe, que é aproximar as relações com universidades e instituições de ensino para fazer a gestão de serviços em parceria. O acordo é no valor de R$ 282 mil mensais – – total de R$ 3.388.898,40, no contrato anual.
É o quarto programa federal em parceria com a Univates. Além do Samu, foram implementados em 2022 a Saúde Prisional, na Penitência Estadual de Venâncio Aires (Peva) e os projetos Saúde na Hora e Previne Brasil, ambos no bairro Gressler.
Anteriormente, o Samu funcionava com contratos emergenciais que, de acordo com Quintana, haviam sido prorrogados por vários anos – o último era com a empresa Medicar. “A cada prorrogação precisava trocar os colaboradores e realizar novos vínculos. Agora, traz mais segurança jurídica, mais profissionalismo e efetividade ao trabalho”, frisa.
O secretário afirma que a equipe atual não mudou, mas está sendo realizado um processo seletivo interno e avaliações, e todos passam a ser contratados pela Univates. O contrato tem duração de 12 meses, com possibilidade de renovações.
Inauguração
O evento de inauguração da nova sede (localizada rua Visconde do Rio Branco, 1.498, esquina com a rua Duque de Caxias) e da nova gestão acontece no dia 23 de maio, integrando as atividades alusivas aos 132 de Venâncio Aires.
“Foi uma iniciativa mútua. E a mudança ocorre por conta de este ser um contrato estável e de longo prazo.”
TIAGO QUINTANA
Secretário de Saúde