Gabriely: “experiência que eu não encontraria em nenhum livro”

-

Foto: Arquivo FMBruna Mendes da Silva, Gabriely Martins Henn e Lunara Campos formaram a corte da 10ª Fenachim, no ano de 2008
Gabriely Martins Henn foi a rainha da 10ª Fenachim. Ao lado das princesas Bruna Mendes da Silva e Lunara Campos, representou a Festa Nacional do Chimarrão no ano de 2008.

O título veio aos 20 anos, após ter participado da Etapa Final do Garota Verão, em Capão da Canoa, quando os venâncio-airenses lotaram quatro ônibus para apoiar a conterrânea. Além disso, Gabriely já havia participado do Rainha das Piscinas.

No concurso que escolheu a corte de 2008, Gabriely representou a Brasfumo. Além de levar o título de melhor torcida, foi entre mais de 20 candidatas, que a loira foi a escolhida como rainha, segundo ela, no momento certo. “Se tivesse sido dois anos depois eu não teria concorrido, porque meus propósitos eram outros, eu já estava focada mais na faculdade e na minha profissão.” Na época da Fenachim ela já estava cursando Odontologia, na Universidade de Santa Cruz do Sul. “A faculdade era meu maior empecilho, porque eu era muito de estudar, então tinha que me dividir entre ir nas aulas e compromissos da Festa.”

A noite de escolha e o anúncio ainda ecoam na memória da rainha. “A maioria das candidatas eram altas, e depois de terem chamado já a Bruna e a Lunara, pensei: já era, capaz que terá uma baixinha ali no meio. E aí o Felipe da Rosa me fez um sinal de positivo, aí pensei: esse homem está doido. Mas aí já fui me ajeitando, para não exagerar demais na hora do anúncio.” Já a família estava em êxtase. “Acho que a família queria mais do que eu, fizeram muita festa, guardam até hoje a camiseta com minha foto feita para a torcida.”

Em meio às inúmeras viagens de divulgação da Festa, Gabriely se dividia com as aulas da faculdade. “Na volta de uma visita a Porto Alegre, eu tinha uma prova prática à noite na faculdade e eu fui direto, toda montada com o traje, com dores nos pés.”

A amizade construída entre o trio foi uma das grandes conquistas de Gabriely. “Com a Bruna eu já tinha mais contato antes, mas foi a Fenachim que nos aproximou e não nos separamos mais. E a Lunara como está sempre viajando nos falamos menos, mas quando nos reunimos relembramos de muitas histórias da Festa. Mas é uma amizade muito sólida que se construiu na época, éramos muito cúmplices, nos uníamos em prol das causas de cada uma.”

A Festa naquele ano iniciou com muita chuva. Mas na reta final o sol voltou a brilhar e o trio aproveitou até o último minuto. “Visitamos no último dia todos os expositores e o mais legal é que sentíamos que eles nos esperavam. O que também mais me marcou da Festa foi o show do Chitãozinho e Xororó, fomos para o palco com eles.”

O carinho das pessoas também marcou a rainha. “No dia do ‘bailinho’ dos vovôs dancei a tarde toda com eles. Lembro que dancei com um vô e senti minha roupa ficar molhada, quando olhei, o vôzinho tinha feito xixi nas calças.”

A intensa rotina da Festa fez com que a saúde de Gabriely não resistisse e a rainha teve que fazer exames devido a forte sinusite que lhe atacou e, além da dor de cabeça, a deixou sem voz. “Minha mãe me pegou no Parque e me levou no médico e eu precisei fazer raio-x, mas como eu estava com um penteado cheio de grampos, e não podia desmanchar pois tinha que voltar pra Festa depois, então pedi e fiz o exame com os grampos, não deu pra ver muita coisa no raio x, as imagens dos grampos ficaram todas atravessadas.”

Oito anos depois

Depois de representar a Fenachim, Gabriely ainda foi eleita Rainha da Indústria e Comércio do RS. “Foi com a experiência que adquiri com a Fenachim que venci o

Foto: Arquivo pessoalcom 28 anos, Gabriely mora em Santa Cruz do Sul e é dentista
com 28 anos, Gabriely mora em Santa Cruz do Sul e é dentista

Indústria e Comércio. Tive muito apoio das empresas venâncio-airenses neste concurso, com o qual também fui jurada em várias cidades, foi bem gratificante.”

Depois de se formar como dentista, Gabriely fez pós-graduação em Ortodontia (especialização em aparelhos ortodônticos), em Porto Alegre, onde se formou em julho deste ano. Atualmente tem consultório no distrito de Monte Alverne e também em Santa Cruz do Sul. é na cidade vizinha que ela mora há cerca de sete anos, com o marido Luiz Augusto Braun, com quem está casada há cerca de um ano.

Devido a rotina intensa de trabalho, Gabriely visita a cidade natal uma a duas vezes por mês. “Geralmente para visitar e almoçar com a família ou algum compromisso, como aniversário de amiga”, conta ela, que cedeu a entrevista no dia em que visitou a amiga e princesa da sua corte Bruna Mendes, que estava de aniversário, na ocasião.

Nas últimas edições da Fenachim, Gabriely lembra que não pode estar presente, devido a compromissos pessoais, como a pós-graduação e viagem. “Acabo aproveitando para visitar a Oktoberfest, pois me faz lembrar um pouquinho a Fenachim.”

Para Gabriely, o maior presente que poderia ganhar com a Fenachim foi o aprendizado e a oportunidade de se relacionar com as pessoas. “Hoje trabalho com um público totalmente diferente, lá no interior, e foi a Fenachim que despertou o interesse por esse público, que me cativa, de uma cultura tão simples, mas tão especiais. O retorno que tenho com eles é muito maior, do que com pessoas na cidade. Sou grata por ter tido a Fenachim na minha vida, que me oportunizou tudo isso.”

“Se não fosse a Fenachim teriam muitas localidades e cidades, além de pessoas que eu não teria conhecido. Então foi um grande aprendizado. Aprendi a me relacionar com muitos públicos e isso eu não conseguiria achar em nenhum dos meus livros de estudos.”

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido