Gauchão começa neste sábado

-

A bola volta a rolar nos gramados gaúchos neste fim de semana. O Campeonato Gaúcho 2024 é a primeira competição profissional da temporada e colocará 12 equipes em busca do tão sonhado título. Os favoritos, novamente, são a dupla Gre-Nal, mas correm por fora Juventude (que voltou para a Série A do Brasileirão), Caxias, Ypiranga e, como sempre, alguma surpresa do interior.

A fórmula da competição sofreu alterações. Agora, se classificam os oito melhores para as quartas de final, fase que não existia até o ano passado. Além disso, serão rebaixados para a Divisão de Acesso os dois piores times e apenas duas equipes ficam no limbo, não estando classificadas ou rebaixadas. O formato da primeira fase se mantém, com confrontos de todos contra todos, em turno único.

O Gauchão 2024 contará com oito municípios representados. Da capital gaúcha, Inter, Grêmio e São José; de Caxias estarão presentes o Juventude e o Caxias; Santa Cruz do Sul volta a ter dois representantes, com Avenida e Santa Cruz; Pelotas, Bagé, Erechim, Ijuí e Novo Hamburgo contam com uma equipe, Brasil, Guarany, Ypiranga, São Luiz e Novo Hamburgo, respectivamente.

A primeira rodada começa neste sábado, 20, com quatro partidas. A abertura terá Caxias e Grêmio, às 16h30min, no Centenário em Caxias do Sul, ainda no sábado tem Santa Cruz e Juventude, na Montanha dos Vinhedos em Bento Gonçalves (o Galo não conseguiu a liberação dos Plátanos a tempo da realização da partida), São José e São Luiz no estádio Francisco Novelletto em Porto Alegre, e Brasil de Pelotas e Novo Hamburgo, no Bento Freitas em Pelotas, todos às 19h.

No domingo, 21, a rodada é completada com Internacional e Avenida, às 16h no estádio Beira-Rio – que não terá a presença em público em função da punição recebida pelo Colorado por conta da confusão na eliminação para o Caxias na semifinal de 2023. E, para finalizar, o estádio Estrela D’Alva recebe Guarany de Bagé e Ypiranga, às 19h.

Dupla Gre-Nal

O Grêmio detém a sequência de seis troféus seguidos e busca manter a hegemonia no estado. Em 2023, Tricolor bateu o Caxias na decisão, com destaque para o centroavante Luís Suarez, que foi um dos artilheiros da competição – Pedro Henrique, do Inter, marcou oito gols e foi o principal autor de gols do torneio. Ao todo, o Grêmio tem 42 títulos gaúchos, na perseguição ao maior campeão, que é o Inter com 45. Comandados por Renato Portaluppi, o clube perdeu Suarez para a temporada e, até o momento, se reforçou com as chegadas do goleiro argentino Marchesin, do volante Dodi e do atacante venezuelano Soteldo, ambos do Santos.

Soteldo é um dos reforços para a temporada tricolor (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Já o Colorado chega com moral para a competição. Mesmo sem conquistar o título há sete anos e sem disputar finais há dois, a equipe contratou nomes de peso e manteve o treinador argentino Eduardo Coudet. Por conta disso, a torcida coloca expectativa na conquista que, inclusive, foi promessa do presidente Alessandro Barcellos, em entrevista coletiva. Para a temporada, o Inter já anunciou o goleiro Ivan, o zagueiro Robert Renan, o meia Hyoran e os atacantes Lucas Alario e Rafael Santos Borré – este, deve chegar apenas em junho.

Curiosidades

1 O maior campeão do Gauchão é o Inter, com 45 títulos. Seguido pelo Grêmio, com 42. O Guarany de Bagé tem dois e 14 equipes têm uma conquista. O último título fora da dupla Gre-Nal foi o Novo Hamburgo, em 2017.

2 Nos últimos oito anos, somente duas vezes a final foi decidida entre Grêmio e Inter, em 2019 e 2021, ambas com vitórias do Tricolor.

3 Serão três grandes clássicos nesta temporada. A novidade fica por conta do retorno do Santa Cruz, que reeditará o clássico com o Avenida na elite do futebol gaúcho após uma década. Além deles, Gre-Nal e Ca-Ju são os demais clássicos municipais.

4 O Guarany de Bagé é mais um que volta para a elite gaúcha, após uma temporada na Divisão de Acesso.

Primeira rodada

  • Sábado, 20
    16h30 – Caxias x Grêmio
    19h – Santa Cruz x Juventude
    19h – São José x São Luiz
    19h – Brasil de Pelotas x Novo Hamburgo
  • Domingo, 21
    16h – Internacional x Avenida
    19h – Guarany de Bagé x Ypiranga


Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido