A vida é feita de coincidências, no entanto, algumas chamam atenção. As irmãs gêmeas Alice Maria Leismann e Aline Maria Leismann Ribeiro, 27 anos, partilham de uma delas neste momento: ambas estão grávidas. Alice está à espera do segundo filho, Valentim – que deve nascer em janeiro de 2024 -, enquanto Aline aguarda ansiosamente a vinda do primeiro filho, Bento, que deve nascer no início do próximo mês.
As irmãs contam que a coincidência de estarem grávidas ao mesmo tempo foi uma surpresa. “A Aline descobriu primeiro e me contou. Na mesma época, eu também estava tentando engravidar, mas então resolvi não insistir na ideia quando soube da minha irmã. No entanto, pouco depois, veio a surpresa e a primeira pessoa para quem liguei para contar foi ela”, ressalta Alice. As irmãs têm quatro meses de diferença entre as gestações.
Alice e Aline cresceram juntas e, agora, compartilham a espera pelos bebês. “Quem mais me passa dicas é a Alice”, comenta a irmã Aline. Alice já é mãe do pequeno Vicente, de 6 anos – afilhado de Aline – e, por isso, tem uma experiência a mais quando o assunto é maternidade. No preparo do enxoval do bebê, muitos itens são comprados de forma duplicada, já que ambas serão dindas dos bebês.
As gêmeas destacam que esta é mais uma etapa da vida que passam juntas. Elas contam que estudaram na mesma escola – Wolfram Metzler -, depois foram colegas no curso de Pedagogia, na universidade, e continuam juntas agora, quando trabalham na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bela Vista. Além disso, moram perto uma da outra, cerca de duas quadras, então se veem todos os dias.
O encontro é, geralmente, à tarde, quando se reúnem para tomar mate de leite e trocar informações. Agora, principalmente, sobre a gravidez. “Temos muito disso, de sentirmos as mesmas coisas e fazermos tudo junto”, ressalta Alice. As gêmeas são univitelinas, ou seja, se desenvolveram na mesma placenta.
Expectativa
A expectativa das irmãs é se os filhos também serão parecidos. “Se os dois puxarem pelas mães, vão ser quase gêmeos”, brinca Aline. Depois dos nascimentos, os primos serão criados juntos, praticamente como irmãos, garantem as gêmeas. “Os dois vão viver juntos, assim como as mães deles”, afirma Alice.
Segundos elas, os maridos e a família toda também vivem juntos e compartilham este período de espera. Alice é casada com Sílvio e Aline com Felipe. “Nunca pensamos que isso pudesse acontecer, mas quis o destino que fosse assim”, reforça Alice. Aliás, a médica ginecologista das irmãs também é a mesma, Fernanda Câmara Lopes, que cuida das mamães e dos bebês a caminho.
