Painel mostrou a Unisc e a Univates além da sala de aulas
Quarto painel do ano mostrou a Unisc e a Univates além da sala de aulas (Foto: Juan Grings)

Foi-se o tempo em que as instituições de ensino superior da Região dos Vales tinham suas áreas de atuação demarcadas e invioladas pela concorrência. Essa forma de pensar o ensino, a pesquisa e a extensão, delimitada por território e exclusividade, em uma espécie de “acordo de cavalheiros”, está se esvaziando. Nesta quinta-feira, 28, durante o quarto painel do Gente & Negócios, o que se viu entre as universidades de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Vale do Taquari (Univates) foi total afinidade de objetivos e também de valores. Os respectivos reitores, Rafael Henn e Evania Schneider, mostraram que a proposta, hoje, é trabalhar em convergência.

O tema do Gente & Negócios foi ‘Pesquisa e desenvolvimento: o papel das universidades além da formação profissional’. Ao lado do prefeito Jarbas da Rosa, Henn e Evania demonstraram o quanto as duas instituições são semelhantes no enfrentamento dos desafios e na busca pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão e, agora, pela consolidação de um quarto pilar: a prestação de serviços à comunidade, atividade que se amplia em parcerias com o poder público e com a iniciativa privada em vários aspectos e segmentos.

Uma das lutas empreendidas pelas duas instituições, que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), é pela regulamentação da lei 12.881/2013. A legislação federal estabelece conceito, prerrogativas e finalidades das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES). Conforme Henn, que também preside o Consórcio, é uma forma de fazer frente a mudanças que ocorreram anteriormente, a partir da criação da Lei de Diretrizes e Base (LDB) em 1997, mas que agora tomam proporções com a mercantilização do ensino. “As universidades comunitárias têm dois pontos que não abrem mão: qualidade do ensino e ser comunitária.”

Na mesma linha de raciocínio, Evania destacou o envolvimento da Univates e da Unisc junto às suas comunidades e à comunidade regional, buscando soluções para os problemas e qualidade de vida para a população. Antes mesmo dos eventos climáticos de 2023 e 2024, que trouxeram à tona a necessidade da sociedade atuar em conjunto, a pandemia colocou a comunidade acadêmica na linha de frente das ações de combate ao Covid-19 e mostrou o quanto a pesquisa é importante.

A participação do prefeito de Venâncio Aires confirmou essa realidade vivida pelas duas principais instituições de ensino da Região dos Vales e, especialmente, pelos seus gestores, que trabalham para manter as finanças equilibradas, principalmente. Rosa destacou a visão holística dessas universidades em relação às ações desenvolvidas em parceria com o município, especialmente nas áreas de saúde, educação e ambiental. Afirmou que levará algumas das questões levantadas no painel às associações dos municípios dos vales do Rio Pardo (Amvarp) e Taquari (Amvat), como forma de pressão política, no sentido de alertar os governos estadual e federal para a importância das universidades comunitárias.

Realização

O quarto painel do Gente & Negócios no ano, mediado pela jornalista e editora do grupo Folha do Mate/Terra FM, Letícia Wacholz transcorreu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em formado reunião-almoço. Foi transmitido ao vivo pelo canal Terra Play do YouTube. O projeto tem patrocínio da Prefeitura de Venâncio Aires, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e GRA Máquinas/XCMG. Também conta com apoio do Sicredi, Tabacos Marasca, Engetec Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, Continental Tobaccos Alliance (CTA), Clínica São Vicente, Dale Carnegie, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), China Brasil Tabacos (CBT), Boi Gaúcho e Uniodonto.

Para setembro, está sendo definido o tema do quinto painel, que deverá ser sobre saúde mental.

Assista ao painel
Não assistiu ao primeiro painel do Gente & Negócios ou quer assistir novamente? Acesse o canal Terra Play, no YouTube.

Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.