A Chama Crioula chegará em Venâncio Aires durante este fim de semana (Foto: Arquivo da Prefeitura de São Luiz Gonzaga/RS)
A Chama Crioula chegará em Venâncio Aires durante este fim de semana (Foto: Arquivo da Prefeitura de São Luiz Gonzaga/RS)

Caxias do Sul, localizada na 25ª Região Tradicionalista (RT), recebe nesta sexta-feira, 15, a tradicional Geração da Chama Crioula 2025, que marca o início dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul. As programações ocorrem hoje e amanhã, no Parque de Eventos da Festa da Uva. No sábado, 16, a partir das 8h30min, uma sessão solene dará início à distribuição da Chama.

Conforme a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmem Mayer, participarão da cerimônia, representando Venâncio Aires, os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Chaleira Preta, Lenço Branco e Erva Mate; o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de um Povo; e o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição. A delegação da 24ª RT contará com 22 entidades tradicionalistas, 171 cavaleiros e 98 pessoas na equipe de apoio.


Cavalgada de retorno para Venâncio

O CTG Erva Mate parte para Caxias do Sul nesta sexta-feira, 15, permanecendo até amanhã. A comitiva, formada por 11 cavalos, contará com um caminhão de apoio para transporte de alimentação e demais pertences. O roteiro terá cerca de 160 quilômetros, com retorno à Capital do Chimarrão no sábado, 23, na sede da entidade, localizada no Parque do Chimarrão.

A saída do CPF Terra de um Povo em busca da centelha também ocorre nesta sexta-feira. O retorno a Venâncio está previsto para começar no sábado, com percurso de aproximadamente 170 quilômetros. A comitiva será formada por 14 cavalarianos e quatro integrantes na equipe de apoio, com caminhão e caminhonetes. A chegada está programada para o dia 21, ao meio-dia, na propriedade da família Pristsch, em Linha Olavo Bilac.

Já a Cavalgada da Integração, que reúne os CTGs Querência da Mata, de Mato Leitão, e Chaleira Preta e Lenço Branco, de Venâncio Aires, percorrerá cerca de 200 quilômetros, passando por Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Colinas e Lajeado. A comitiva parte para Caxias nesta sexta-feira, 15. Eles participam do ato de distribuição da centelha no dia 16, e tem o início da cavalgada, no dia 17. A previsão de chegada em Mato Leitão é na quinta-feira, 21, no Parque Municipal de Eventos, em Vila Santo Antônio. Nos dias seguintes, os demais cavalarianos seguirão até Venâncio Aires.

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos