Está prevista para as 10h desta quinta-feira, 8, a assinatura do contrato de reforma do ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova, em Venâncio Aires. A informação foi confirmada pelo coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura. “Participam representantes da Secretaria de Obras Públicas do Estado, Coordenadoria Regional de Obras Públicas, 6ª CRE e da empresa responsável pela obra.” Ainda conforme Moura, a obra está orçada em R$ 326.834,94 e ficará a cargo da empresa Zanetti Martelli Serviços LTDA, com sede na região metropolitana.
A reforma do ginásio está dentro do pacote do programa Lição de Casa, anunciado pelo Governo do Estado na última semana e que prevê, até dezembro, a conclusão de 279 obras em 254 escolas – um investimento de R$ 101,04 milhões. Desde a confirmação que a Adelina será contemplada, ainda na manhã de ontem, o anúncio foi muito comemorado na escola, que tem 279 alunos. “É um anseio grande da comunidade de muitos anos. Estamos muito felizes, porque foi uma luta de muito tempo e agora está se concretizando. Agora vai”, destacou a diretora Adriana Dornelles Jantsch Kroth.
O Ginásio Esportivo e Recreativo Adelina (Gera) foi interditado em 2014, quando foi constatado risco de utilização do espaço e a necessidade de um estudo de solo para descobrir se seria válida a reforma. Com paredes com rachaduras, tijolos desgastados e partes destelhadas, o ginásio está fechado desde então. Assim, as aulas de Educação Física são realizadas no pátio e, nos dias de chuva, de forma improvisada em salas de aula. Além de não poder realizar atividades físicas no ginásio, a escola precisa improvisar para eventos maiores, como festas em datas comemorativas, formaturas e palestras. Nesses casos, a Adelina tem a parceria da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, que cede o salão da comunidade.