O candidato a prefeito, Giovane Wickert (PSB), e a candidata a vice, professora Elida Klamt (PSDB), da coligação ‘Unidos Por Um Futuro Melhor’, elencaram no Plano de Governo o turismo como um braço importante do eixo da economia. Assim, o embelezamento de canteiros, trevos e praças, sinalizações de rotas, restauração de mirantes, como o de Vila Deodoro, e implementação de novos em outras localidades, além da instalação de uma rua coberta, estão entre as ações que serão desenvolvidas pela dupla do 40 nos próximos quatro anos.
A implementação de um fundo municipal, para o qual serão arrecadados recursos para reinvestimento no setor e apoio às iniciativas do Conselho Municipal de Turismo, com a implementação das ações do plano municipal, além de incentivo às rotas e aos empreendedores, principalmente com melhorias nos acessos e capacitação constante, também são propostas de Giovane e Elida.
A Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim) também receberá apoio e qualificação constante para os associados. Além disso, um outdoor com os destinos da Rota do Chimarrão deverá ser instalado no pórtico de entrada da cidade. Também são projetos do 40 manter o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Museu, estimular a instalação de parklets em novos espaços e incentivar a retomada de programas como o Bergamoteando, Passeios da Colônia, Redescubra Venâncio e Colhe & Pague, sem esquecer do apoio a iniciativas privadas em projetos e eventos religiosos e culturais.
Mariante
Para Vila Mariante, Giovane e Elida querem organizar um plano turístico pós-enchente. O objetivo é incentivar a exploração turística do rio Taquari. Além disso, reconstruir a rampa e o acesso para maior fluxo de uso e qualificar os moradores locais para que prestem um atendimento turístico de excelência.
(Fonte: AI ‘Unidos por um Futuro Melhor’)