A demora para conseguir um atendimento, uma consulta com especialista ou algum exame e a falta de profissionais têm sido as maiores queixas dos venâncio-airenses quando o assunto é saúde. Os candidatos a prefeito, Giovane Wickert (PSB), e a vice, Elida Klamt (PSDB), da coligação ‘Unidos Por Um Futuro Melhor’, querem mudar esta realidade. No Plano de Governo da dupla do 40, diversos projetos vão ao encontro a estas demandas na área da saúde, cuja comunidade clama por soluções.
“Vamos fazer uma adequação da rede e do fluxo, com a composição da equipe mínima em cada unidade de saúde, disponibilizando no mínimo um médico 20 horas, um enfermeiro e um técnico para cada posto. As maiores beneficiadas serão as comunidades atendidas pelas unidades de saúde localizadas, principalmente, no interior”, destaca Giovane. O projeto ‘Fim das Filas’, premiado na gestão de Giovane enquanto prefeito, em 2017, será retomado. A iniciativa na época mudou a realidade da comunidade, que não precisou mais madrugar nas unidades de saúde para marcar atendimento.
O fluxo também deve melhorar com a implantação de horário estendido de atendimento em mais unidades de saúde, estabelecendo o terceiro turno de funcionamento (das 17h às 21h), de segunda a sexta-feira, das unidades de saúde dos bairros Santa Tecla e Coronel Brito. Além disso, também será proporcionado o funcionamento de unidades de saúde aos sábados, a cada 15 dias, oportunizando a oferta de consultas médicas, consultas de enfermagem, atendimento odontológico e exames preventivos e de rotina.
(Fonte: AI ‘Unidos Por Um Futuro Melhor’)