Atualizada às 11h20min da sexta-feira, 2 de setembro
Uma nova iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, começou ontem em Venâncio Aires. É o Dia de Mobilização, que atrai alunos das escolas do município para que se vacinem contra a poliomielite e também verifica a situação vacinal das crianças. Ontem, a ação foi no bairro Macedo, que tem a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Duarte de Macedo e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Gente Miúda. Além de concentrar neste bairro, a vacinação contra pólio também ocorreu no Centro, onde foram disponibilizadas doses contra a Covid-19.
Pela manhã, as equipes da saúde estiveram na Emef Macedo para verificar a atualização das carteiras de vacinação dos alunos e, na parte da tarde, a concentração foi na saída das crianças que frequentam as duas escolas. As equipes estiveram lá para conversar com os pais e responsáveis e verificar a situação vacinal das crianças, que com autorização foram encaminhadas para se vacinar na ESF do bairro. O Dia de Mobilização deve ser realizado agora em mais escolas e bairros do município, incentivando a vacinação atualizada em todas as idades. Um cronograma está sendo montado pelas equipes das duas secretarias para que escolas localizadas perto de postos de saúde sejam beneficiadas.
Comprovação
Uma das novidades é que a partir do próximo período de matrículas e rematrículas, as escolas de Venâncio vão exigir a Declaração de Situação Vacinal, que será emitida pelas unidades de saúde e comprovarão que as carteiras de vacinação estão em dia. “A intenção é incentivar e mostrar aos pais a importância disso”, diz o secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique.
Ele afirma que para a organização deste dia foram enviados bilhetes prévios nas agendas das crianças das escolas do bairro Macedo, além de cards sobre o dia nos grupos de WhatsApp com os pais dos estudantes. Henrique ressalta que ele e o secretário da Saúde, Tiago Quintana, já conversavam sobre esta possível parceria que foi colocada em prática com o intuito de prevenir que doenças como a poliomielite e o sarampo não voltem a circular novamente.
Gotinhas
Uma das crianças que aproveitou o Dia de Mobilização foi a pequena Helena, de 3 anos e 6 meses, que foi levada pela mãe, Janaína Kurtz, de 27 anos, para atualização a vacinação contra a pólio. “Já estávamos planejando vir e aproveitar a ação no Centro. O alívio da Helena é de que era apenas a gotinha, sem injeção”, brinca a mãe, que trabalha como secretária. Helena, por sua vez, foi comportada e tomou a gotinha sem pestanejar, pois entende que é pelo bem da sua saúde.
- A campanha contra a pólio segue até o dia 9 de setembro. A vacina deve ser feita de forma injetável aos dois, quatro e seis meses e conta ainda com dois reforços em gotas, aos 15 meses e 4 anos.
Números
De acordo com a enfermeira coordenadora do setor de Imunizações, Janete Fernandes de Souza, foram mais de cem doses orais contra a pólio aplicadas e as injetáveis foram incluídas nas vacinas de rotina, que foram no total 119 administradas. Na Emei Gente Miúda e também na Emef José Duarte de Macedo, as equipes da saúde avaliaram 190 carteiras de vacinação.
Horários dos postos durante a semana
UBS Central
• Segunda, quarta e sexta-feira: das 9h às 11h e das 13h30min às 19h
• Terças e quintas-feiras: das 9h às 11h e das 13h30min às 16h
UBSs Gressler, Santa Tecla e Cruzeiro
• De segunda a quinta-feira: das 9h às 11h e das 13h30min às 16h
• Sexta-feira: das 9h às 1h e das 13h30min às 15h
ESFs 1 Caic, 2 Coronel Brito, Santa Tecla e 5 Tabalar
• De segunda a quinta-feira: das 9h às 11h e das 13h30min às 16h
• Sexta-feira: das 9h às 11h
ESF 3 Macedo
• Neste posto, vacinações só estão acontecendo nas terças e quintas, das 17h às 19h. Isso porque no momento não há vacinadores na unidade, por isso, foi definido fazer horários estendidos em poucos dias para amenizar a falta do serviço e permitir que vacinadores se desloquem até a unidade nestes horários.
ESF 6 Gressler
• Quinta-feira: das 13h30min às 16h
Unidades de saúde do interior
• Por agendamento na ESF 7 Mariante, UBS Palanque, UBS Santa Emília, UBS Teresinha, UBS Deodoro, UBS Centro Linha Brasil, UBS Tangerinas e UBS Vila Arlindo.