O Grêmio ainda sonha com o inédito octacampeonato do Gauchão. Neste sábado, 1º, na partida de volta das semifinais da competição, diante do Juventude, em Caxias do Sul, o Tricolor foi derrotado por 2 a 1, mesmo placar do jogo de ida, na Arena, em Porto Alegre, no tempo normal, mas conseguiu a classificação a mais uma decisão nas penalidades máximas.
O primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0, mas o Grêmio teve Jemerson expulso, após receber dois cartões amarelos por faltas duras. Na etapa final, Adriano Martins fez 1 a 0 para Alviverde e Mandaca ampliou para 2 a 0, placar que dava a vaga ao Ju. No entanto, no último minuto, Gustavo Martins fez um golaço, de bicicleta, e colocou o Grêmio de volta na partida.
O lance passou por revisão do VAR e, na sequência, o gol foi confirmado pelo árbitro Anderson Daronco. Nos pênaltis, o Tricolor levou a melhor e garantiu lugar na final do Estadual, quando vai tentar o oitavo título consecutivo. Os gremistas esperam por Inter ou Caxias. No primeiro confronto, em Caxias do Sul, o Colorado levou a melhor, pelo placar de 2 a 0. A decisão da vaga ocorre logo mais, a partir das 21h30min, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.