Mesmo após a enchente do rio Taquari em maio deste ano e todos os prejuízos causados, moradores de Vila Mariante não abandonam uma tradição que já dura mais de uma década. Um grupo de amigos colorados e gremistas se reúne todos os anos, ao final do Campeonato Brasileiro, para cumprir um desafio inusitado: os torcedores do time que terminar atrás na classificação do torneio precisam carregar os adversários em uma carroça.
A Carroça Gre-Nal foi realizada no último sábado, 14, e neste ano contou com a participação de 30 torcedores. Os responsáveis por fazer força em decorrência da campanha aquém de sua equipe foram os gremistas. No entanto, o mais importante é a confraternização, com chopp e churrasco. Novamente, a organização do evento ficou a cargo do colorado Leonardo Pereira, o Mila, e o gremista Vinícius Maria, o Graxa.
Mila comemora a realização de mais uma edição da carroça, que serve como união e reencontro após a tragédia climática que afetou a comunidade de Mariante. “Foi melhor do que esperávamos. Sabemos que tem poucos moradores na vila agora, por isso pensamos em até não fazer este ano. Mas é uma maneira de reunir os amigos que estão distante depois de tudo que passamos”, destaca. Segundo ele, o objetivo é manter a tradição para o ano que vem e conquistar novos participantes.
Relembre
A carroça foi criada em 2012 e durou até 2015, quando foi paralisada. No fim de 2022, em uma confraternização, alguns colorados e gremistas propuseram o retorno e o evento foi retomada em janeiro de 2024. A regra é simples, os torcedores do clube com menos pontos no Brasileirão, precisam puxar a carroça pelas ruas da localidade.
Neste ano, o Inter foi o quinto colocado com 65 pontos, enquanto que o Grêmio finalizou a competição com 45 pontos, na 14ª posição.