Grupamento de Polícia Militar de Mato Leitão tem novo comandante

-

Desde o fim de abril, o 5º Grupamento de Polícia Militar (GPM) da Cidade das Orquídeas, que pertence a 3ª Companhia da Brigada Militar, com sede em Venâncio Aires, tem um novo comandante. O sargento Douglas Machado da Costa, 33 anos, assumiu a função no lugar da sargento Joseane de Castro Carvalho.

O novo comandante é natural de Santa Maria, na região central do estado, e aos 20 anos realizou o curso em Rio Pardo para ingressar na Brigada Militar (BM). Assim que concluiu a formação de soldado, foi enviado para atuar em Venâncio Aires, município onde reside desde abril de 2013 e construiu a família.

Depois de 10 anos de atuação na Capital Nacional do Chimarrão, ao ser promovido a sargento após curso realizado em Caxias do Sul, em 2022, foi transferido para Porto Alegre, onde trabalhou durante dois anos no 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM). Nesse período, Costa seguiu morando no bairro Aviação, em Venâncio Aires.

Para o comandante, ingressar na BM sempre foi um sonho, porque tem familiares paternos que também seguiram carreira nessa área, entre eles o irmão. “De seis primos, cinco são policiais”, comenta. O sargento já conhecia tanto o efetivo de Mato Leitão quanto o município, porque em algumas oportunidades prestou apoio em ações realizadas na Cidade das Orquídeas.

“A comunidade pode esperar total empenho e dedicação para a segurança da cidade. Os moradores podem contar com a Brigada Militar, que está sempre de portas abertas para receber e atender.”

DOUGLAS MACHADO DA COSTA
Comandante do GPM de Mato Leitão

Experiência

Durante o trabalho como soldado na Capital do Chimarrão, Costa trabalhou com policiamento ostensivo e na guarda externa da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Já na capital gaúcha, o serviço de auxiliar de pelotão era voltado ao patrulhamento tático em áreas de alto risco.

O novo comandante do GPM avalia que Mato Leitão é uma cidade segura e onde há uma integração forte entre a comunidade e a Brigada Militar, além de ter um baixo índice criminal. “Essa parceria da comunidade ao repassar informações à BM é muito importante. Essa é a nova filosofia de policiamento comunitário”, relata. Ele também ressalta que os policiais militares estão sempre presentes no cotidiano dos moradores.

Durante o período de trabalho em Porto Alegre, Costa aproveitou a oportunidade para participar de cursos de especialização nas áreas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), força tática e conduta de patrulha em local de alto risco. “Isso me capacita para ser instrutor do efetivo daqui [Mato Leitão] e repassar esses conhecimentos”, explica.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido