Grupo de mães enlutadas de Venâncio se reúne para trocar experiências

-

Nesta segunda-feira, 5, ocorre a partir das 19h o terceiro encontro do grupo de apoio ao luto de mães de anjo. O encontro será no quiosque da AABB e contará com a presença da psicóloga Iva Viebrantz, que é especialista em luto. A intenção do grupo é de se reunir sempre na primeira segunda-feira do mês.

Uma das idealizadoras e integrantes do grupo, Lucimara Gonçalves, 38 anos, comenta que o espaço é destinado à trocas de experiências e histórias em uma dinâmica. “Com o grupo aprendemos tudo aquilo que é de intensidade e que não está em nenhum livro ou filme. É uma troca de ensinamentos”, afirma. Podem participar quaisquer pessoas, no entanto o foco é para mães e pais que perderam seus filhos, os chamados mães e pais de anjos, que queiram compartilhar suas histórias ou apenas se fazerem presentes e escutar.

Luci, como é conhecida, conta que a ideia surgiu depois de novembro de 2022, quando perdeu a sua filha Lívia Bernardes, de 3 anos, de forma trágica em um atropelamento. Em uma conversa com a psicóloga Iva em uma das sessões de terapia, a profissional falava da importância da rede de grupos de apoio, no entanto, em Venâncio ainda não existia. E como Luci já tinha um grupo de WhatsApp com outras mães na mesma situação, decidiu começar o projeto com a ajuda da amiga Natália Francine de Paula e com a ajuda de Iva. “É importante contar com a psicóloga Iva, ela busca o que é correto, o caminho certo, e sempre tem a palavra correta para compartilhar.”

A mãe de anjo destaca que o grupo não tem grande quantidade de participantes e um dos objetivos é ser um espaço de sigilo para que todos compartilhem suas histórias de dor e de amor. “Falar de dor também é falar de amor, e tudo bem falar das duas coisas. Têm mães que não conseguem falar com tanta voz sobre os filhos, é um sofrimento. O processo de partida, é doloroso, mas é amor e aqui nos fortalecemos juntas”, reforça.

“No encontro, nós mães e pais, percebemos que não aconteceu só com a gente, e talvez, fomos escolhidos para essa missão, é um pensamento mais leve, e que conseguimos transmitir.”
LUCIMARA GONÇALVES
Mãe de anjo



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido