O Grupo de Danças Folclóricas Frey und Froh se apresenta, neste sábado, 28, na localidade de Rio-pardense, em Vale do Sol, no encontro de grupos de danças alemãs. É a primeira apresentação depois da retomada das atividades, neste ano, após a interrupção em 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19.
“Ficamos um longo período sem ensaios, pois como é uma dança de integração, com contato, não havia como voltar antes”, comenta o coordenador do grupo, Marcos Luís Junges. Ele explica que no repertório estão danças típicas, originais da Alemanha, que carregam simbologias e muita história. “Cada dança tem uma representação. Há músicas que ilustram o movimento de um moinho ou um namoro na janela”, exemplifica o instrutor.
No calendário do grupo para este ano já está confirmada a apresentação em eventos de outros municípios, como Mato Leitão, no dia 11 de junho, e em Santa Cruz do Sul, em outubro, durante a Oktoberfest. Também está prevista uma apresentação na escola da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Venâncio Aires. As atividades são viabilizadas com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lemic).
Com 21 integrantes, o Frey und Froh ensaia todas as quintas-feiras à noite, na sede da Comunidade Católica São Francisco Xavier. “Além de ser uma atividade física, é um momento de integração, no qual o pessoal se reúne para conversar, se divertir, além de perpetuar a cultura alemã”, ressalta Junges. O grupo tem como presidente Paul Wachholz.