Primeira ação é a confecção de ecobags (Foto: Arquivo Pessoal)
Primeira ação é a confecção de ecobags (Foto: Arquivo Pessoal)

Um grupo de oração, com cerca de 20 integrantes, que se reúne há mais de 10 anos na Comunidade Católica Nossa Senhora dos Navegantes, em Vila Mariante, promove, desde abril, o projeto ‘Menos plástico, mais vida’, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a preservação ambiental e a importância da redução do uso do plástico. Para isso, o grupo ‘Maria Passa na Frente’ iniciou a confecção de sacolas ecológicas, as ecobags, utilizando materiais recicláveis e doações para reduzir o uso do plástico.

Segundo uma das integrantes, Teresinha Graef, o grupo se reúne todas as quintas-feiras, às 17h, na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e, agora, também são realizadas oficinas mensais para a confecção das ecobags. “Sempre pensamos em fazer algo a mais, para além da oração. Temos a questão ambiental como preocupação de todos, então tivemos essa ideia de um projeto ambiental, pois reconhecemos o problema universal do plástico”, destaca.

Cerca de 20 pessoas se reúnem semanalmente há mais de 10 anos e, agora, o grupo desenvolve o projeto ‘Menos plástico, mais vida’ (Foto:: Arquivo Pessoal)

A confecção de ecobags é apenas a primeira de diversas atividades que o grupo busca desenvolver. Segundo Teresinha, esse projeto é pensado a longo prazo e devem ser confeccionados outros materiais, buscado parcerias e, até mesmo, inserir a Escola Mariante nas ações. “Nosso trabalho é todo voluntário. Inicialmente, tivemos dificuldades para conseguir costureiras, mas adquirimos uma máquia de costura reta e vai auxiliar no trabalho. A ideia é reaproveitar todos os recursos possíveis”, afirma.

Objetivos

O grupo já distribuiu cerca de 50 sacolas e pretende, até o fim do ano, chegar a 200 ecobags entregues para a população de Vila Mariante. Outra meta é levar o projeto ao conhecimento da comunidade da localidade, para estimular as pessoas a substituir sacolas plásticas por sacolas retornáveis. Além disso, também promoverão e participarão de ações que envolvem a temática da preservação ambiental promovidas na comunidade.

Inicialmente, o impacto é em Vila Mariante, contudo, elas não descartam possível expansão para interessados. “Estamos, nós mesmas, fazendo a customização das sacolas, mas o principal é que queremos entregar uma sacola forte para substituir as sacolas plásticas e conscientizar as pessoas para mudar esse costume de ir de ‘mãos abanando’ para os mercados e voltar com diversas sacolas”, reitera Teresinha. Quem quiser conhecer o trabalho do grupo deve acessar o perfil no Instagram, no @maria_passanafrente2023.

“Sempre sofremos durante as enchentes com o lixo, principalmente o plástico, então tivemos essa ideia, buscando a redução do uso do plástico e de reaproveitar, reciclar e utilizar todo tipo de material que contribui com a poluição do planeta.”

TERESINHA GRAEF

Integrante do grupo

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.