Com o propósito de contribuir com o desenvolvimento social e cultural dos jovens e evidenciar as potencialidades de acesso ao mercado de trabalho e empreendedorismo no meio rural, a empresa Haas Madeiras, de Linha Brasil, retoma as atividades do projeto Haas Educação: Dinâmicas do Mundo do Trabalho, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro.
Nesta segunda edição, o projeto será desenvolvido com duas turmas do novo Ensino Médio, 1º e 2º anos. As atividades são coordenadas pelos setores de Comunicação e Recursos Humanos da Haas Madeiras, em parceria com a psicóloga Adriana Oswald. Segundo a Analista de Comunicação e Marketing da Haas, Rosana Wessling, para 2023 as atividades serão novamente executadas com a turma do 1º ano do Ensino Médio e haverá sequência para a turma do 2º ano. “O grande objetivo é finalizar esse ciclo, acompanhar o estudante durante todo o Ensino Médio. Pretendemos trabalhar o projeto em três módulos”, salienta.
Com módulos personalizados para cada turma, as atividades consistem em auxiliar os estudantes na descoberta de habilidades e aptidões sob orientação da psicóloga, destacar o trabalho desempenhado na Haas Madeiras e as formas de acesso ao trabalho, visando a importância da formação e especialização e fomentar e apoiar a educação no local rural.
As atividades ocorrem durante o segundo semestre e são divididas em cinco encontros por turma, ancorados a disciplinas do novo Ensino Médio. No primeiro ano, as atividades ocorrem na disciplina Mundo do Trabalho e, no segundo, a disciplina é Projeto de vida, ambas ministradas pela professora Gabriela Werlang.
Com palestras, bate-papo, atividades, orientação profissional e aproximação com a Haas Madeiras, os módulos do projeto têm previsão de encerramento em novembro. Um dos pontos altos do projeto é a visita dos alunos à empresa. “No ano passado, a turma do 1º ano teve a oportunidade de passar uma manhã conosco e conhecer todo o nosso processo, desde o planejamento florestal até a saída dos nossos produtos. Esses alunos serão convidados, neste ano, a fazer um trabalho de acompanhar profissionais divididos por áreas de interesse”, explica Rosana.
Os temas dos encontros são diversos, desde habilidades e competências profissionais, postura, valores, profissões do futuro, empreendedorismo e potencialidades das propriedades rurais, entre outros. “O nosso propósito é mostrar para o estudante a importância de concluir o Ensino Médio e as inúmeras possibilidades do meio rural. Além de abordar as oportunidades na indústria, nosso trabalho visa valorizar a profissão do produtor rural. Queremos que o jovem perceba a importância do estudo para ser um case de sucesso na propriedade. Através das nossas falas, acreditamos que eles consigam visualizar oportunidades no local em que vivem”, destaca a Analista de Marketing.

Envolvimento com a educação
- Historicamente, a Haas sempre se envolveu muito com a educação. “As pessoas que trabalham aqui conosco são instigadas a estudarem com bastante frequência. Já apoiamos a organização de um EJA na nossa comunidade, em Linha Brasil. A gente se sente satisfeito em ver as pessoas progredindo e esse projeto veio para impulsionar esse sentimento que a gente sempre teve”, enaltece o diretor Junior Haas.
- Em 2015, a empresa contribuiu para a primeira turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Linha Brasil. No ano de 2018, auxiliou os colaboradores em aulas particulares para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
- Atualmente, neste segundo semestre de 2023, 12 colaboradores retornaram à sala de aula através do incentivo da empresa. Os alunos frequentam o EJA EAD do Sesi e visam concluir o Ensino Fundamental e Médio.
- Outra frente de trabalho vem sendo o projeto em parceria com a Escola Sebastião Jubal Junqueira, que iniciou em 2022, com a participação de 22 alunos do 1º ano do Ensino Médio. A ideia da empresa é desenvolver o trabalho nas três turmas de ensino e em 2024 concluir o primeiro ciclo.
Fonte: AI Haas Madeiras