A empresa Haas Madeiras, com sede localizada em Linha Brasil, no interior de Venâncio Aires, amplia a estrutura física para aumento da escala de projetos já em andamento. Um pavilhão de 2,4 mil metros quadrados está sendo construído, com obras previstas para serem concluídas em abril deste ano.
Diretor do empreendimento, Júnior Haas salienta que a obra permite a ampliação da escala de dois projetos que já foram implantados. “Acreditamos que a melhor forma de desenvolver um projeto, quando é uma coisa nova, é começar com o mínimo de investimento e a menor escala possível e ir validando esse processo por um tempo até que ele tenha viabilidade”, diz.
Um deles é a exportação de madeira serrada, que já é realizada há dois anos, em lotes pilotos menores, com o intuito de conhecer mais sobre o negócio. O novo prédio abrigará um equipamento especial que foi desenhado especialmente para essa finalidade. “Vamos ganhar escala e fazer esse negócio que hoje é feito em paralelo aqui de uma forma bem pequena, de uma forma estruturante dentro da empresa, para termos volume disso”, explica.
No mesmo pavilhão, também será contemplado o espaço para receber outro equipamento novo para paletes em embalagens avariadas. “Nossos clientes compram produtos para a sua indústria que vêm em paletes de madeira. Depois que esse produto chegou na indústria, ele virou um resíduo industrial que precisa ser tratado da forma correta. Temos licença ambiental para receber esse tipo de material”, acrescenta.
É feito o processo de triagem, verificação se há condições de uso ainda do material ou se precisa de reforma, com o intuito de gerar o máximo de valor possível na cadeia, para não precisar de recursos naturais. “É uma escala que começa em reutilização, reforma, utilizar os componentes dele e o último fim é triturá-lo para geração de calor. E esse material, mesmo que gera calor, tem uma queima específica que precisa fazer, respeitando determinada temperatura e processo de queima para tratar todos os gases e dar um fim correto para esse material”, destaca Júnior Haas. A previsão é de que as obras sejam concluídas em abril e o aumento de escala deve ocorrer de forma gradual até o fim do ano.
Inovação
Durante o ato de inauguração do Centro de Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Frederico Closs, ontem, foi apresentado um equipamento desenvolvido para a Haas Madeiras.
A iniciativa, de acordo com o diretor da empresa, faz parte de um projeto no qual os estudantes buscam desafios na indústria para a criação de soluções. Com isso, foi desenvolvido um equipamento para auxiliar em um processo na serraria. O projeto será apresentado em uma competição.