Após três meses do início das inscrições, foi escolhido na noite deste sábado, 22, na Câmara de Vereadores, o hino oficial de Vale Verde. A letra vencedora foi escrita pelo professor e músico de Santa Cruz do Sul, Samuel Santos. Ele já lecionou no município, na Escola Estadual de Ensino Médio Curupaiti.
A escolha do hino foi liderada pelo presidente do Legislativo, Guilherme Ubatuba, com apoio dos demais parlamentares e do Executivo. A gravação em áudio da canção será disponibilizada nos próximos dias às escolas e demais repartições públicas municipais. Além do nome na história de Vale Verde, Santos recebeu como prêmio o valor de R$ 2 mil.
Duas letras foram inscritas no processo. O vencedor recebeu 24,5 pontos, e o outro participante, Renato Ruwer, ficou com 21,4 pontos. O julgamento foi feito a partir da apresentação e seguindo critérios estabelecidos em edital. Os responsáveis pela definição da letra vencedora foram o músico, professor e responsável pelo hino de Passo do Sobrado, Edinho Nascimento; o tradicionalista, músico e professor municipal aposentado, Luiz Carlos Azeredo de Mellos; e a professora de Português Alexandra Rosa.
Ambas as produções passaram pela avaliação de uma comissão organizadora, composta pelo professor de música e regente da orquestra municipal, Maiquel da Silva; pela professora aposentada, Rovena Dettenborn; e pelo empreendedor e ex-servidor do Legislativo, Lucas Knak.
“Enfim temos o nosso hino de Vale Verde. Foi algo muito trabalhoso, feito em conjunto entre a Câmara de Vereadores, Executivo e comunidade. Vendo o resultado final posso dizer que valeu a pena”, destacou Ubatuba. Presente no evento, o prefeito Carlos Gustavo Schuch parabenizou a todos e frisou que essa parceria entre os Poderes é o que faz o município caminhar rumo a um futuro próspero.
Segundo o autor do hino, Samuel Santos, a letra foi feita em poucos dias e foi fruto de uma inspiração do intervalo de trabalho como professor. “É algo impressionante e que me traz muita felicidade, mas enquanto estava descansando tive um momento de inspiração e, quando vi, estava com o hino praticamente pronto”, contou.
Embora tenha apresentado o hino em uma forma mais cantada, Santos irá gravar, nos próximos dias, em um formato marcial, para ser reproduzido em sessões solenes e oficiais, enquanto a parte cantada será desenvolvida com as bandas das escolas do município. Uma placa com os nomes dos envolvidos e com a letra também será feita e instalada na Câmara de Vereadores e na Prefeitura. Isso será realizado durante sessão solene, que ainda será agendada.
Veja o vídeo com a interpretação musical: https://fb.watch/gkh4DAEGVb/
Confira a letra do hino de Vale Verde
Vale Verde esplendor
O teu povo por ti tem amor
Por ti sempre iremos lutar
Nossa terra és nosso lar
Vale Verde esplendor
O teu povo por ti tem amor
Por ti sempre iremos lutar
Nossa terra és nosso lar
Lindos campos belas flores
Encantos e belezas naturais
Verde ouro que ostentas
Dos vales és mais belo sem igual
Coragem, bravura e amor
Nossa história marcou
Povo forte, aguerrido e audaz
Que da luta não foge jamais
Refrão
Vale Verde
Em teus rijos vales a vida é manancial
Vale Verde
Vívida esperança e liberdade triunfal
Vale Verde
Avante sempre em frente prosperar
Teu rico produz
Fartura de amor e de paz
Solo esse sustento nos dá
Terra fértil a cultivar
Tua força é centelha
Chama essa que jamais se apagará
O teu brilho é de glória
Para sempre tua história viverá
Vale Verde
Em teus rijos vales a vida é manancial
Vale Verde
Vívida esperança e liberdade triunfal
Vale Verde
Avante sempre em frente prosperar
Lindos campos belas flores
Encantos e belezas naturais
Verde ouro que ostentas
Dos vales és mais belo sem igual